_Mobilidade

Os detalhes da bicicleta inteligente criada pelo Baidu, o Google da China

O Baidu sonha em ser o próximo Google. Eles estão trabalhando em um carro autônomo, e também em uma bicicleta inteligente. Conheça os detalhes.

O Baidu domina o mercado de buscas online na China, e sonha em ser o próximo Google. Eles já lançaram um clone do Chromecast, preparam um dispositivo semelhante ao Google Glass, e até estão trabalhando em um carro autônomo!

Agora, eles revelaram mais detalhes sobre outro projeto maluco deles: uma bicicleta inteligente para a China, onde havia 551 milhões de “magrelas” até o final do ano passado.

O Baidu confirmou em julho que trabalhava em uma smart bike que “seria capaz de pedalar sozinha”. Infelizmente, não é o caso: a nova bicicleta, chamada DuBike, não é motorizada.

Mas ela será cheia de sensores para detectar sua frequência cardíaca, velocidade, cadência (a taxa na qual você pedala), pressão dos pés e muito mais. Os dados são transmitidos via Bluetooth para um aplicativo de smartphone para você acompanhar seu desempenho.

O guidão também possui luzes integradas que fazem parte do sistema de navegação: você pareia a bicicleta com o celular, traça uma rota no Baidu Map e recebe instruções luminosas para virar à direita ou esquerda.

A DuBike roda um sistema operacional próprio que integra a navegação, monitoramento de saúde e até acesso a redes sociais – você pode compartilhar quantos quilômetros você pedalou no dia, como em outros apps de atividade física. Ainda temos aqui um GPS embutido, para você sempre saber onde está sua bicicleta.

Tudo isso é movido por um hub “que converte energia cinética em elétrica” – a bicicleta será basicamente um dínamo.

A bicicleta foi projetada pelo IDL (Instituto de Aprendizagem Profunda), do Baidu, em conjunto com a Universidade Tsinghua, uma das 50 melhores do mundo. No entanto, alguns críticos dizem que ela pode ser muito pesada (o Baidu não revela especificações), e que a ausência de um visor para acompanhar seu desempenho pode ser um problema.

A DuBike será lançada na China até o final do ano – só não sabemos o preço. É improvável que ela dê as caras no Brasil, mas esse pode ser o empurrão que faltava para deixar as bikes mais inteligentes. [Baidu DuBike via 36kr.com via ZDNet]

Sair da versão mobile