_Brasil

Prefeitura de SP quer que Uber e apps de táxi aceitem pagamento via Bilhete Único

Cartão usado no sistema de transporte público de São Paulo pode passar a valer também para táxi e Uber no futuro.

Fernando Haddad (PT), o prefeito de São Paulo, deve regulamentar serviços de carona como o Uber via decreto nas próximas semanas. Não só ele vai permitir que carros do Uber circulem pelas ruas de São Paulo como também a prefeitura estuda fazer com que eles – e apps de táxi – aceitem o Bilhete Único como forma de pagamento.

>>> Haddad vai regulamentar Uber via decreto em São Paulo, já que vereadores não votam projeto

O Bilhete Único, para quem não conhece, é a principal forma de pagamento aceita nos modais de transporta público de São Paulo. Os usuários adicionam créditos ao cartão e podem usá-lo para pagar tanto viagens de ônibus quanto de metrô ou trem. Serviços de empréstimo de bicicletas também já aceitam o Bilhete Único na cidade, e a prefeitura quer levar a facilidade dele para outras formas de transporte.

Não apenas o Uber e seus similares poderiam passar a aceitar o Bilhete Único como também serviços de táxi via app, como 99taxis e EasyTaxi.

Atualmente, é possível pagar a viagem do Uber via cartão de crédito e só. No caso dos apps de táxi, também dá para usar dinheiro ou cartão de débito. Aceitando o Bilhete Único, ficaria muito mais fácil para quem não tem um cartão de crédito, por exemplo, usar qualquer um desses serviços.

No momento a ideia está sendo analisada pela SPNegócios, empresa responsável por criar o modelo a ser adotado para a regulamentação do Uber. Com isso, uma pessoa poderia pegar um Uber ou um táxi para ir de casa até uma estação de metrô, por exemplo, pagando essa viagem com o Bilhete Único, e depois seguiria sua rota pelo metrô.

A prefeitura não descarta nem oferecer algum tipo de desconto na integração dos modais – já acontece isso com quem pega ônibus e depois metrô, que paga um pouco menos na segunda passagem.

[Folha]

Foto por Mark Hillary/Flickr

Sair da versão mobile