_Tecnologia

Bilhete unitário de metrô e trem de SP pode ser comprado via WhatsApp e pago por Pix

Além de comprar bilhetes digitais, usuários do Cartão BOM poderão fazer recargas de seus bilhetes físicos por meio da plataforma.

Foto: Alvy/Microsiervos via Flickr

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo anunciou hoje que o Top, bilhete digital de trem e metrô, poderá ser comprado via WhatsApp e pago com Pix. Junto a essa novidade, a pasta também lançou recargas para o bilhete BOM com a mesma tecnologia.

Os bilhetes digitais, com QR Code, foram implantados no estado de São Paulo para substituir os físicos, de tarja magnética. Desde março, mais de 8 milhões de viagens foram feitas através da tecnologia. Não é necessário imprimir o código QR e a recarga tanto do bilhete digital quanto do BOM é efetuada em menos de um minuto, segundo a secretaria.

“Uma das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code, que já é aceito para embarque em todas as estações da CPTM e Metrô, é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento. Neste primeiro momento, o piloto de vendas por WhatsApp começa com pagamento exclusivo via PIX, mas já temos previsto para os próximos meses a ampliação também para pagamento com cartão de crédito”, disse o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy.

Como utilizar?

Tanto a recarga do Cartão BOM como a compra do Bilhete Digital pelo WhatsApp são feitas apenas pela conta oficial do Top. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

  1. Mande um “Oi” para o número (11) 3888-2200.
  2. Ele vai te passar algumas opções. Selecione a desejada (aqui, a opção foi a de número 3: “Para comprar o Bilhete Digital TOP ou recarga do Cartão BOM”).
  3. Após escolher a compra/recarga, o robô vai te passar um link para a compra e algumas informações extras como o tempo para liberação. Clique nele.
  4. O link vai te mandar para uma tela bem clean, apenas com as opções do Bilhete Digital ou Cartão BOM.
  5. Quando você selecionar o serviço desejado, verá um formulário para preencher seus dados pessoais. Se a escolha for comprar o bilhete com QR, a opção será de uma unidade. Se você quiser recarregar o BOM, basta digitar o valor desejado.
  6. Feito isso, você vai receber o código Pix para efetuar o pagamento do valor informado.

No caso do Bilhete Digital QR Code para embarque na CPTM e Metrô, o bilhete é gerado na tela e pode ser salvo — na galeria (Android) ou no Arquivos (iOS) — no celular e também é enviado para o e-mail do cliente.

Quanto eu posso comprar ou recarregar?

É possível comprar apenas um bilhete digital por vez, com o limite de quatro compras por dia. No caso do Cartão BOM, o valor máximo por recarga é de até R$ 100. No caso do BOM, após transação concluída, basta o passageiro fazer a liberação do crédito nos validadores que ficam disponíveis em estações do Metrô/CPTM e terminais de ônibus.

Sair da versão mobile