_Tecnologia

Bill Gates acha que as criptomoedas estão ‘diretamente’ matando pessoas

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, tem um alerta para todos nós: as criptomoedas estão matando pessoas. O magnata fez a afirmação durante uma sessão do “Ask Me Anything” (Pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre) do site Reddit nesta terça-feira (27). • Como assim o Bill Gates planeja construir uma cidade? • BitConnect, plataforma de criptomoeda […]

Bill Gates, co-fundador da Microsoft, tem um alerta para todos nós: as criptomoedas estão matando pessoas. O magnata fez a afirmação durante uma sessão do “Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre) do site Reddit nesta terça-feira (27).

• Como assim o Bill Gates planeja construir uma cidade?
• BitConnect, plataforma de criptomoeda acusada de pirâmide, é alvo de mais ação judicial

Como nota o pessoal da CNBC, Gates explicou que ele acredita que as criptomoedas são ruins porque ajudam as pessoas que querem manter suas transações financeiras escondidas de governos.

Ele pareceu particularmente preocupado com o fato da revolução causada pelo blockchain ter a capacidade de revolucionar os crimes financeiros, terrorismo, tráfico de drogas e, portanto, causar a morte de pessoas “de uma maneira bem direta”:

A principal características das criptomoedas é o anonimato. Eu não acho que seja uma coisa boa. A habilidade de governos de encontrar lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento ao terrorismo é uma coisa boa. Neste momento, as criptomoedas são utilizadas para comprar fentanil e outras drogas, então se trata de uma rara tecnologia que causou mortes de uma maneira bem direta. Acho que a onda especulativa ao redor das ICOs e criptomoedas é super arriscada para aqueles que querem perseguir essa caminhada por muito tempo.

Gates está longe de estar objetivamente errado aqui – o espaço das criptomoedas está cheio de esquemas ilícitos e definitivamente se trata de uma bolha, além disso autoridades afirmam que criminosos ao redor do mundo escondem bilhões em lucros em diversas moedas.

Dinheiro vivo tecnicamente é algo vagamente anônimo, no sentido de poder circular livremente sem ser rastreado o tempo todo. No entanto, é muito mais difícil de se fazer uma transferência, se comparado com criptomoedas. (Você precisa carregar o dinheiro ou rotacioná-lo entre instituições financeiras monitoradas pelo Estado).

Novas variedades de tokens que estão surfando a onda do Bitcoin parecem ter características convenientes para o crime (hmm), como um anonimato ainda maior e históricos de transações secretas.

No entanto, essa transição está acontecendo porque Bitcoin está ficando pesado para criminosos, e também em parte porque as autoridades estão começando a melhorar suas técnicas para rastrear criminosos que tentam se esconder por trás da moeda.

Existe o fato de que alguns dos crimes aludidos por Gates, como tráfico de drogas e terrorismo, possui um elemento físico insubstituível. Se você é um traficante de drogas ou terrorista, em algum ponto precisará carregar as drogas, armas ou bombas consigo. O pagamento ou financiamento é apenas uma parte da equação sobre como a polícia pode te encontrar.

As autoridades podem suprimir as atividades ilícitas relacionadas com as criptomoedas ao monitorar pontos nos quais o blockchain se encontra com a vida real, como casas de câmbio onde os tokens viram dinheiro vivo. E parece que iniciativas como essa já está sendo realizada.

Na maioria dos países ricos, o crime está caindo consideravelmente. Talvez seja porque as autoridades se capacitaram melhor com a tecnologia. Problemas como a crise de opioides tem raízes muito mais profundas do que o mecanismo de pagamento utilizado para comprá-los, sabe?

Então, Bill Gates não está errado, mas é muito difícil determinar o impacto que as criptomoedas possuem hoje para a segurança pública.

Há muitos outros motivos para estar cético em relação às criptomoedas, como o crescimento desenfreado e a formação da bolha que sugere desestabilizar a economia, ou como uma porção do mercado quer enriquecer facilmente com elas.

[CNBC/Reddit]

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile