Bill Moggridge, designer britânico que criou o primeiro laptop no formato que usamos até hoje, morreu aos 69 anos. O Museu Nacional de Design Cooper-Hewitt anunciou que Moggridge, seu diretor, faleceu neste sábado devido ao câncer.

Moggridge é mais conhecido por criar o computador Grid Compass em 1982. Em particular, ele foi responsável por impulsionar um design de computador que incluía uma tela plana que se dobra por cima do teclado, com circuitos compactos para mantê-lo portátil.

Hoje ele parece estranho e desajeitado, mas seu design clamshell e acabamento em preto fosco estão presentes até hoje nos laptops. O impacto do Grid Compass foi reconhecido em 2010, quando ele recebeu o Prince Philip Designers Prize, o mais antigo prêmio de design no Reino Unido.

Mas o dispositivo não ficou apenas nos prêmios. Apesar de não ter disco rígido ou drive de disquete embutido – conectavam-se drives externos – o computador com corpo de magnésio foi rapidamente adotado pela NASA e pelo exército americano. Ele até foi ao espaço em 1985, a bordo do ônibus espacial Discovery!

Trinta anos depois, os laptops usam o mesmo design básico originalmente proposto por Moggridge. Isto mostra como ele teve impacto no design – e como sua obra merece ser celebrada. Obrigado, Bill Moggridge. Descanse em paz. [Washington Post]

Foto por Mayo Nissen/Flickr