Após o escândalo de espionagem da NSA, várias pessoas começaram a dar mais atenção à privacidade na internet. E o BitTorrent tem algo novo para ajudar: um cliente de mensagens instantâneas que transfere dados de forma descentralizada, para manter seguras as suas conversas.

O BitTorrent Chat acaba de ser lançado em versão alpha privada, ou seja, você precisa visitar a página de inscrição para conseguir um convite.

Ele usa um processo descentralizado para enviar mensagens através da web, sem armazená-las em um servidor central, tornando impossível interceptá-las como um todo. O BitTorrent ainda não explica exatamente como o Chat funciona, mas aparentemente ele é “semelhante ao BitTorrent Sync, mas adaptado para comunicações em tempo real”.

O BitTorrent espera que, ao longo do tempo, o Chat consiga enviar mensagens com outras redes de chat, mas por enquanto você precisa usar uma conta dedicada do BitTorrent. Ele vai funcionar inicialmente apenas em computadores; planeja-se criar uma versão para smartphones no futuro.

Claro, parte da graça em um serviço de chat é que seus amigos também o usem. Se o BitTorrent fizer isso acontecer, e proteger seus dados de olhares curiosos, então ele tem chance de dar certo. [BitTorrent via CNET]