O BitTorrent Now é um novo serviço para você assistir a vídeos e ouvir música de qualquer lugar via streaming, oferecendo uma plataforma para artistas disponibilizarem suas criações para o mundo.

Não, não é mais uma alternativa pirata como o Popcorn Time. O BitTorrent Now não oferece conteúdo de torrents para você assistir ou ouvir com facilidade – tudo nele é legal. Aqui, os criadores de conteúdo – produtores de vídeo, bandas – enviam a criação para o BitTorrent Now e escolhem se preferem que ele seja transmitido gratuitamente, se exige um endereço de email para ser liberado, ou se vai ser pago (e eles escolhem quanto cobrar também).

O BitTorrent Now não é exatamente uma alternativa ao Spotify ou ao Netflix, e sim uma plataforma bastante atraente para criadores e fãs de produções independentes. De acordo com o pessoal do BitTorrent, os artistas vão ficar com 70% das receitas geradas por anúncios nos seus vídeos, e quem preferir vender um vídeo ou música fica com 90% da grana.

Considerando que até alguns grandes nomes da indústria costumam reclamar da divisão de receita nos serviços mais convencionais, é fácil ver como o BitTorrent Now pode ser atraente para o mundo da mídia independente.

Não é de hoje que o BitTorrent vem se posicionando como uma alternativa para pequenos produtores. Há alguns anos eles começaram a vender conteúdo por valores definidos por seus criadores via torrent, e Thom Yorke, do Radiohead, lançou um disco que foi vendido desse jeito.

Por enquanto o BitTorrent Now está disponível para Android e em versão web, mas um app para iOS já está a caminho.

[BitTorrent Now via Lifehacker, The Next Web]