A Samsung finalmente vai disponibilizar a Bixby, sua assistente de voz que concorre com o Google Assistente e a Siri, no Brasil. A inteligência artificial já está presente em aparelhos da marca há anos: quando o Galaxy S8 foi lançado, em 2016, ela já estava lá – mas apenas em inglês e coreano.

Algumas pessoas já estavam testando a versão em português no Brasil e nesta quarta-feira (19) a companhia anunciou que todos aqueles que possuam um Galaxy S10 ou Galaxy Note 10 poderão testar o recurso.

Assim como as assistentes virtuais concorrentes, a Bixby pode configurar um alarme para você, detalhar a sua agenda do dia, responder perguntas, além de gerenciar outros recursos do seu telefone (como tirar fotos e limpar a memória RAM) e se conectar a outros dispositivos inteligentes – embora a compatibilidade esteja bastante restrita nesse início.

Depois de toda essa demora, a expectativa é que a assistente da Samsung compreenda bem os comandos em português. Porém, é difícil dizer se o recurso vai mesmo emplacar, ainda mais com o Google Assistente já bem estabelecido no mercado.

Sem contar que desde o Galaxy S8, as pessoas procuraram por opções para reprogramar o botão dedicado à Bixby. Na época, era por que o botão simplesmente não funcionava – o que era o caso para os brasileiros até agora. E se mesmo com a chegada da assistente no Brasil você não estiver interessado, saiba como desativar o botão de uma vez por todas.

E se você quiser saber mais sobre os comandos da Bixby, dê uma olhada na página da Samsung.