Black Friday brasileira bate o próprio recorde de faturamento

A quinta edição da Black Friday teve problemas, reclamações mas, ao mesmo tempo, muitos bons descontos. E isso se refletiu no faturamento: em 2014, o evento seguiu a tradição e bateu um novo recorde de vendas. Segundo o Busca Descontos, na última sexta-feira o comércio brasileiro vendeu R$ 871 milhões, valor que é quase o […]

A quinta edição da Black Friday teve problemas, reclamações mas, ao mesmo tempo, muitos bons descontos. E isso se refletiu no faturamento: em 2014, o evento seguiu a tradição e bateu um novo recorde de vendas.

Segundo o Busca Descontos, na última sexta-feira o comércio brasileiro vendeu R$ 871 milhões, valor que é quase o dobro do apurado em 2013, quando a Black Friday movimentou R$ 424 milhões. De longe, o segmento mais popular os compradores foi o de eletrônicos: 41,76% das compras foram de itens do tipo. O ticket médio foi de R$ 416 e foram feitos mais de dois milhões de pedidos. Esses números estão consolidados em um hotsite da promotora.

Outras consultorias, porém, apuraram números diferentes. A e-bit, ligada ao Buscapé, fala em R$ 1,16 bilhão e a Convert, R$ 1,3 bilhão. Por que a discrepância? Devido à forma de apuração dos números.

Conversamos com o Busca Descontos para entender como ela, que promove a Black Friday “oficial” no Brasil, contabiliza as vendas. Essa tarefa é dividida com a ClearSale, especializada em evitar fraudes no varejo online. A ClearSale cobre 84% das lojas virtuais brasileiras, então toda compra feita nelas passa por ali – e é nesse momento que os valores são consolidados. O restante é estipulado com base em algoritmos, como se o gráfico de faturamento fosse um daqueles joguinhos “ligue os pontos”.

Um detalhe importante, porém, precisa ser levado em conta no número do Busca Descontos/ClearSale:

Os valores referentes a 2014 dizem respeito as vendas realizadas. Não são considerados falta de pagamento ou quaisquer outros problemas operacionais. Essa metodologia difere da utilizada em 2013 quando a transação era contabilizada só com o pagamento.

Ou seja, aquele smartphone boletado no calor do momento e que depois, com a cabeça fria, foi descartado e expirará sem ser pago, acaba entrando naquela conta de R$ 871 milhões.

Apesar das divergências e da alteração no método do Busca Descontos, vendeu-se bastante na Black Friday brasileira deste ano. Você aproveitou? Conte para nós aí embaixo, nos comentários, o que comprou. [Busca Descontos]

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