_Smartphones

BlackBerry Messenger para iOS e Android ganha chamadas de voz gratuitas

O BBM para iOS e Android chegou à versão 2.0, e trouxe várias funções que antes eram exclusivas do BlackBerry. Entre elas, temos o BBM Voice, que permite fazer ligações gratuitas via 3G, 4G ou Wi-Fi para seus contatos. Também é possível compartilhar arquivos com seus contatos através do Dropbox; enviar sua localização através do […]

O BBM para iOS e Android chegou à versão 2.0, e trouxe várias funções que antes eram exclusivas do BlackBerry. Entre elas, temos o BBM Voice, que permite fazer ligações gratuitas via 3G, 4G ou Wi-Fi para seus contatos.

Também é possível compartilhar arquivos com seus contatos através do Dropbox; enviar sua localização através do Glympse; e escolher entre 100 novos emoticons. Claro, seus amigos precisam usar o BBM também, o que é o maior obstáculo ao serviço: vale a pena usar se seus amigos não estiverem lá?

A nova versão também traz o BBM Channels, uma forma de conversar com outros usuários – mesmo que não sejam seus contatos – sobre um assunto específico. É como uma sala de bate-papo, só que no BBM. Há canais sobre comida, esportes, marcas e outros.

É bom ver que a BlackBerry ainda está se esforçando para melhorar o BBM para outras plataformas: Andrew Bocking, chefe do BBM, deixou a empresa nesta semana e ninguém assumirá seu cargo, que foi incorporado por John Sims, da área de Global Enterprise Solutions. Parecia um sinal de que o BBM pode ficar de lado, mas com essas atualizações, isso parece menos provável.

E o BBM tem suas vantagens: é mais confiável na entrega de mensagens; você sabe quando a mensagem foi entregue (D) e lida (R), o que não é o caso do WhatsApp; e você pode controlar melhor quem fala com você – o BBM usa PINs em vez do número de celular. Mas resta ver se os usuários vão adotá-lo em vez de soluções da concorrência.

O BBM está disponível de graça no Google Play e na App Store. [BlackBerry via TechCrunch via Techmeme]

Sair da versão mobile