A RIM acaba de anunciar oficialmente seus novos smartphones com BB10. São os aparelhos que já haviam vazado antes: o Z10, apenas com touchscreen; e o Q10, também com teclado físico.

O BlackBerry Z10 possui touchscreen de 4,2″ com resolução 1280 x 768 e densidade de 356 ppi, além de uma traseira texturizada. Por dentro, ele conta com um processador dual-core TI OMAP 4470 de 1,5 GHz, 2GB de RAM para bastante multitarefa, e 16 GB de armazenamento interno (expansível via microSD). Além disso, há uma câmera traseira de 8 MP que filma em Full-HD, outra frontal de 2 MP, e suporte a NFC.

O BlackBerry Q10, por sua vez, é o modelo com teclado físico completo, característico da RIM Blackberry. Acima dele, fica uma touchscreen de 3,1″ quadrada com resolução 720×720 e densidade de 330 ppi. O aparelho ainda possui uma traseira de “trama de vidro” (glass weave), material que a empresa diz ser mais fino, mais leve e mais resistente que plástico. Por dentro, o Q10 tem as mesmas especificações do seu irmão sem teclado: processador dual-core de 1,5 GHz, 2GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno.

Os dois aparelhos rodam o novo sistema BB10, com funções de multitarefa, integração a redes sociais e navegador mais rápido. Confira aqui nosso tour em vídeo pelo BB10. Tanto o Z10 como o Q10 estarão disponíveis nas cores preto e branco.

Os aparelhos com BlackBerry 10 serão lançados inicialmente nos EUA, Canadá e alguns países da Europa. Ainda esta semana, o BlackBerry Z10 será lançado no Reino Unido; mas ele só chega em março aos EUA, por US$200 com contrato. O BlackBerry Q10, por sua vez, chega em abril.

O Brasil estará na segunda leva, ou seja: pelo menos um dos novos aparelhos deve chegar ao Brasil no primeiro semestre. Segundo a Folha, datas de lançamento e preços dos aparelhos no Brasil devem ser anunciados só em fevereiro.

Engagdet e The Verge já publicaram seus reviews do BlackBerry Z10. O aparelho parece bem-feito e agradável de se usar, mas infelizmente nenhum dos dois veículos gostou muito do que o BB10 oferece: ele não faz quase nada melhor do que a concorrência; e quando faz – como gerenciar mensagens e capturar fotos – não é algo que realmente faça você mudar de plataforma. Além disso, há a escassez inicial de apps. Vejamos como a última chance do BlackBerry se sai no mercado.

BlackBerry Z10

z10b

BlackBerry Q10

q10b