A BlackBerry apresentou, ontem, seus novos smartphones com o sistema BlackBerry 10: o Z10 e o Q10. Eles já começam a ser vendidos nesta semana no Reino Unido, e chegam aos Estados Unidos em meados de março – mesma data prevista para o lançamento brasileiro, aliás.

ATUALIZAÇÃO: no final de fevereiro, a BlackBerry disse que não há data exata para o lançamento dos novos aparelhos no Brasil. Ambos devem chegar “no primeiro semestre”. Primeiro chega o Z10; e logo depois, o Q10.

Segundo a Reuters, a BlackBerry está conversando com todas as operadoras nacionais e espera contar com o apoio delas para emplacar os novos smartphones — e, neste momento, eles precisam de todo o apoio que puderem. João Stricker, diretor geral das operações brasileiras, disse que não a BlackBerry ainda não tem uma data fechada, mas que as vendas devem começar após meados de março. Na América Latina, o primeiro país a receber o Z10 e o Q10 será a Venezuela, a partir do dia 12 de março.

Além do foco nas operadoras, onde aparelhos high-end saem mais facilmente, a BlackBerry também apostará no mercado mais simples. Futuros aparelhos mais humildes com BlackBerry 10, quando lançados, aparecerão no varejo nacional. Stricker garantiu que o Brasil receberá todos os modelos com BlackBerry 10. [Folha]