Depois de vermos alguns vazamentos ao longo dos últimos meses, a BlackBerry enfim oficializou o sucessor do Z10. Diga olá ao Z30.

Para ser sincero, ele bate com praticamente tudo o que já sabíamos. Por fora, mede 140,7 x 72 x 9,4 mm. Dentro, vem com uma tela Super AMOLED de cinco polegadas com resolução de 1280×720, um SoC Snapdragon S4 Pro dual-core rodando a 1,7 GHz com GU Adreno 320, 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno. Fecha o pacote uma bateria de 2880 mAh.

Em relação às câmeras, tem uma de 8 megapixels atrás que captura vídeos em 1080p, e uma frontal de 2 megapixels capaz de capturar vídeos em 720p. Em termos de conectividade, ele suporta redes 4G LTE, Wi-Fi a/b/g/n dual-band, Bluetooth 4.0 e NFC. É o primeiro smartphone a sair de fábrica com a versão 10.2 do BB 10, o que lhe confere algumas novidades em software notáveis. Temos o BB Priority Hub (parecido com a Caixa de entrada prioritária do Gmail, aplicada a todas as suas comunicações) e melhoras na pré-visualização de mensagens e no BBM, dentre outras coisas.

No momento, não há informações sobre preços. Ele chegará primeiro ao Oriente Médio e Reino Unido, já na semana que vem, e deve desembarcar em mercados ocidentais a tempo das compras de Natal. [Engadget]