A Blue Origin, empresa de turismo espacial de Jeff Bezos, anunciou nesta quarta-feira (18) o adiamento da missão NS-21, que levará o brasileiro Victor Hespanha ao espaço. 

No Twitter, a empresa explicou que detectou durante testes uma falha no sistema de backup da New Shepard, espaçonave utilizada na missão. Por conta disso, o lançamento que estava marcado para sexta-feira (20) teve que ser remarcado. A nova data ainda não foi divulgada.

Victor Hespanha, mineiro de 28 anos, conquistou seu lugar na tripulação através de um sorteio feito pela Crypto Space Agency. Ele investiu R$ 4 mil em NFT visando diversificar sua carteira de investimentos e acabou ganhando a viagem.

Agora, o engenheiro de produção se tornará o segundo brasileiro a visitar o espaço, atrás apenas do astronauta Marcos Pontes, que realizou o feito em 2006. Por outro lado, ele é pioneiro no país como turista espacial. 

Brasileiro de espaço
Victor Hespanha está sentado de camiseta azul. Imagem: Blue Origin/Redes Sociais/Reprodução

Além do brasileiro, voarão na missão Hamish Harding, presidente da empresa Action Aviation; Jason Robinson, fundador da empresa imobiliária JJM Investments; Victor Vescovo, cofundador da empresa de investimentos em private equity Insight Equity; Evan Dick, investidor que já havia participado de outro voo da New Shepard; e Katya Echazarreta, que se tornará a primeira mulher mexicana a ir para o espaço.

O grupo já está no Texas, EUA, onde fica situada a base de lançamento Corn Ranch. Ao Fantástico, Hespanha elogiou a equipe e comentou que um dos astronautas o tranquilizou, explicando que esse tipo de contratempo é comum. Mais testes envolvendo a New Shepard devem ser feitos para garantir a segurança da missão.