Tecnologia

Bluesky atinge marca de 24 milhões de usuários

Grande parte dos novos inscritos são pessoas insatisfeitas com o X/Twitter
Imagem: Bluesky/Reprodução

O Bluesky, após atingir um crescimento acentuado com o bloqueio do X no Brasil, está registrando números ainda mais impressionantes após o resultado final das eleições dos Estados Unidos. Nesta semana, a rede social atingiu a marca de 24 milhões de usuários cadastrados.

A empresa afirmou que no período que sucedeu o pleito, que terminou com a eleição de Donald Trump, foi registrado uma média de 1 milhão de novas inscrições diariamente, algo que gerou bastante entusiasmo internamente.

É importante destacar também que grande parte destes novos usuários estão migrando do X/Twitter por estarem insatisfeitos com os rumos que o microblog vêm tomando após a aquisição pelo Elon Musk. As principais reclamações são a respeito de mudanças drásticas no funcionamento de funções da plataforma, como o mecanismo de bloqueio, pro exemplo, e falta de moderação de conteúdo.

O bilionário também foi um grande apoiador de Trump nas eleições e será, a partir do ano que vem, secretário de estado dos EUA. Especialistas acreditam que o suporte explícito ao polêmico ex-presidente também foi um dos fatores que encorajou muita gente a abandonar a rede social.

A migração de grandes grupos também estão contribuindo para os bons números do Bluesky. Um dos grandes exemplos deste movimento são os fãs da cantora norte-americana Taylor Swift. Eles estão mudando de plataforma aos montes em protesto pelo apoio de Musk a Donald Trump.

Rede descentralizada

O Bluesky promete um ambiente mais saudável e que remete aos primórdios do Twitter. Nele, as pessoas podem ter boas experiências interagindo com perfis relevantes e encontrar internautas com interesses similares. Além disso, a companhia promete maior poder de personalização para os usuários da plataforma.

A rede social surgiu dentro do Twitter, em um projeto chefiado pelo então CEO Jack Dorsey, um dos co-fundadores da rede do pássaro azul. No entanto, após a aquisição de Elon Musk, o Bluesky se tornou completamente independente. Desde então, vem sendo uma das redes sociais que mais crescem no mundo.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas