_Conectividade

Bluetooth 5 que tem o dobro de velocidade e mais alcance já está pronto para ser usado

O Bluetooth 5 está pronto para ser utilizado pelas fabricantes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pelo Bluetooth SIG, consórcio responsável pela padronização da tecnologia. A nova versão quadruplica o alcance e dobra a velocidade, mantendo o baixo consumo de energia. • Nova geração do Bluetooth promete dobro de velocidade e o quádruplo de […]

O Bluetooth 5 está pronto para ser utilizado pelas fabricantes. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pelo Bluetooth SIG, consórcio responsável pela padronização da tecnologia. A nova versão quadruplica o alcance e dobra a velocidade, mantendo o baixo consumo de energia.

• Nova geração do Bluetooth promete dobro de velocidade e o quádruplo de alcance
• Usuários estão frustrados com problemas de conectividade Bluetooth no iPhone 7

Focado na internet das coisas (IoT), a novidade representa a maior mudança no padrão desde 2009. A partir de agora, os equipamentos compatíveis poderão ficar até 40 metros distantes um do outro e a velocidade passou de 24 Mb/s para 50 Mb/s.

Na prática, isso significa que você pode andar com seu celular pela casa enquanto deixa uma música tocando numa caixa de som Bluetooth sem se preocupar tanto com a distância, a resposta das lâmpadas controladas pelo smartphone será mais ágil e os smartwatchs receberão notificações muito mais rápido.

Outra melhoria do novo padrão está na capacidade de transmissão, que está oito vezes maior. Essa especificação ajuda serviços sem conexão, como beacons ou informações relevantes dependentes da localização e navegação. Além disso, o Bluetooth 5 está mais eficiente na redução de interferências de outras tecnologias sem fio, como Wi-Fi e LTE.

O que não mudou foi a qualidade de transmissão de áudio. A SIG não fez alterações nos padrões de compressão de som e latência.

Espera-se que os primeiros dispositivos compatíveis com o Bluetooth 5 cheguem ao mercado no início de 2017.

[SIG via 9to5 Mac]

Sair da versão mobile