A tecnologia Bluetooth vai ganhar uma bem-vinda atualização que deve chegar em produtos lançados no fim de 2016 ou no início de 2017. Chamada de Bluetooth 5, a próxima versão irá quadruplicar o alcance e dobrar a velocidade, mantendo o baixo consumo de energia.

Com a nova tecnologia, por exemplo, seu smartwatch deve receber notificações mais rapidamente. Levar o smartphone consigo para outro cômodo, enquanto você toca música em um alto-falante Bluetooth, não deve prejudicar a transmissão.

O consórcio de empresas responsável pela padronização da tecnologia, o Bluetooth SIG (Special Group of Interest), explica as vantagens da nova versão:

“Estender o alcance trará conexões robustas e confiáveis de Internet das Coisas, que poderão ser usada para conectar casas, prédios e em aplicações em ambientes abertos. Velocidades maiores enviarão dados com mais rapidez e otimizar a responsividade. Aumentar a capacidade de transmissão irá impulsionar a próxima geração de serviços sem conexão, como beacons ou informações relevantes dependentes da localização e navegação.”

O comunicado da Bluetooth SIG não especifica as definições da próxima geração da tecnologia. No entanto, em um comunicado enviado ao Gizmodo, disseram que o alcance chegará a 250 metros, o que deve cobrir uma casa, e a velocidade de transmissão será de 2 Mbps reais.

O Bluetooth SIG mostrou no ano passado as especificações e essa nova versão, a Bluetooth 5, representa a maior mudança no padrão desde 2009.

[Engadget e Bluetooth SIG]

Foto por Tsvetomir Tsonev/Flickr