Tabela feito por Ztop

A consultoria IDC monitora o mercado mundial de smartphones, e além de coletar dados, eles também tentam prever o futuro. Segundo a bola de cristal deles, o Android ficará (ou permanecerá) em primeiro lugar neste ano, e será o líder do mercado mundial em 2015, abocanhando quase metade das vendas anuais. Eles também preveem a morte (já anunciada) do Symbian – mas o que surpreende é quem eles colocaram em segundo lugar.

Não o iOS: este ficaria em terceiro lugar, com 15,3% das vendas mundiais. Em segundo lugar ficaria a plataforma Windows Phone, com 20,9% das vendas. Vale lembrar que esta previsão da IDC só considera smartphones: todos os tablets estão de fora, assim como o iPod Touch (que roda iOS mas não é smartphone).

Depois de vendas fracas no final do ano passado, o que faria a plataforma da Microsoft subir ao segundo lugar e ultrapassar o iPhone? O IDC acredita bastante na parceria Nokia + Microsoft:

O anúncio recente da Nokia, referente à mudança do Symbian para o Windows Phone, terá implicações significativas para o mercado de smartphones daqui pra frente… Nós esperamos que os primeiros aparelhos [da Nokia com WP7] sejam lançados em 2012. Em 2015, a IDC espera que o Windows Phone seja a plataforma número 2 no mundo todo, atrás do Android.

Pelo visto, a IDC já considera que o mercado de smartphones está consolidado, e que não cabem novos concorrentes – nem mesmo o webOS, da HP/Palm, mereceu destaque. Mas o mercado deve crescer bastante: em 2010, foram 303 milhões de smartphones vendidos no mundo; em 2011, segundo a IDC, este número deve chegar a 450 milhões, e crescer em média quase 20% por ano até 2015.

Claro, estas previsões podem não se realizar: pode ser muito cedo para julgar o futuro do Windows Phone, e eventos inesperados podem afetar estas previsões – vai que a Oracle ganhe o processo judicial contra o Android e o Google, ou que a Nokia volte atrás no acordo com a Microsoft? Até 2015, tudo é possível. Mas é sempre bom ter uma opinião profissional de como o futuro será. [IDC via Ztop via MeioBit]