_Espaço

Esta bola de fogo espetacular iluminou a noite por onde passou na Inglaterra

Um fotógrafo conseguiu captar uma bola de fogo vinda do espaço no céu da Inglaterra; segundo ele, iluminou tanto que pareceu ser dia por alguns segundos.

Bola de fogo vista na Inglaterra

Crédito: Christopher Small

Dê uma olhada nesta foto incrível de uma bola de fogo que apareceu sobre a Inglaterra na última semana.

A imagem, capturada por Christopher Small, foi tirada em Bude, uma cidade litorânea no nordeste da Cornualha, Inglaterra, informa a ESA (Agência Espacial Europeia). A vista deslumbrante apareceu 36 minutos antes da meia-noite de 21 de janeiro deste ano.

O meteoro era tão brilhante que iluminava a superfície do Atlântico e as armadilhas para lagostas em primeiro plano. O evento foi visto por pelo menos cinco observadores do céu, incluindo um observador em Londres, conforme relatado pela International Meteor Organization (Organização Internacional dos Meteoros).

Mapa mostra a trajetória do meteoro e as cinco localizações de onde foi possível vê-lo. Crédito: International Meteor Organization

O termo “bola de fogo” pode parecer fantasioso, mas é uma designação astronômica autêntica. Bolas de fogo são classificadas pela Sociedade Americana do Meteoro como um “meteoro muito brilhante, geralmente mais brilhante que a magnitude -4”, que é o mesmo brilho que Vênus no céu da manhã ou da noite.

Alguns meteoros (não este em específico) têm a notoriedade adicional de serem classificados como bólidos. Esse é um tipo especial de meteoro que explode durante a entrada na atmosfera da Terra, após o qual seus fragmentos caem na superfície. O meteoro de Cheylabinsk é um bólido notável na memória recente — ele causou uma explosão famosa na Rússia em 15 de fevereiro de 2013.

Os meteoros não são nada de especial, e a maioria de nós já conseguiu ver em algum momento uma “estrela cadente” com nossos próprios olhos. De acordo com a ESA, nosso planeta acumula material celeste na ordem de 54 toneladas por ano, chegando como poeira interplanetária, meteoroides (objetos menores que 1 metro) e asteroides (objetos maiores que 1 metro). Centenas de bolas de fogo atingem a Terra a cada ano, segundo a agência. Esta bola de fogo em particular parece ter sido um grande meteoroide, possivelmente com um metro de largura.

O fotógrafo Small, que tirou a foto, disse à ESA que passa muito tempo fotografando o céu noturno, mas nunca viu algo assim. A bola de fogo “foi incrível e iluminou toda a costa de forma tão brilhante quanto o dia por alguns segundos”, disse ele. “Havia lindas cores azul e verde”.

Esse vívido tom azul esverdeado da bola de foto e sua raia podem se atribuídos aos átomos de oxigênio no céu, que foram “ativados” pelo calor que emanou do meteoro durante a entrada na atmosfera. Isso fez com que os átomos de oxigênio brilhassem em tons de verde e azul, em um processo semelhante ao modo como as partículas carregadas do Sol causam auroras — incluindo a recém-descoberta forma de aurora verde apelidada de “dunas”.

Você pode conferir mais fotos de Christopher Small em seu site Ocean and Earth Photography.

Sair da versão mobile