_Samsung

Os truques da borda giratória que virá no próximo smartwatch da Samsung

O recurso mais interessante do Samsung Gear A é uma borda giratória, que pode interagir com diversos apps de diferentes maneiras.

A Samsung vem lançando relógios de pulso inteligentes há dois anos, e não vai parar tão cedo: ela confirmou que, desta vez, prepara um smartwatch com tela redonda. A coreana lançou um SDK para desenvolvedores, e ele revela alguns detalhes sobre o dispositivo – incluindo uma borda giratória.

De acordo com o SamMobile, o relógio provavelmente se chamará Gear A e virá equipado com diversos sensores: acelerômetro, giroscópio, monitor de frequência cardíaca, sensor de pressão sanguínea e sensor magnético. (Ele não terá um sensor de luz ambiente, no entanto.)

Aparentemente, haverá dois modelos: um deles se conectará via Bluetooth ao seu smartphone; enquanto outro terá suporte a 3G embutido. Ambos devem ter suporte a Wi-Fi.

O novo Gear deve ter resolução de 360×360 pixels e uma densidade de 305 ppi, a maior do mercado até agora. Ele rodará Tizen, não Android Wear, daí a necessidade de liberar um kit para desenvolvedores com certa antecipação: afinal, este será o primeiro Gear redondo, e é preciso adaptar os apps.

Mas sem dúvida, o recurso mais interessante que a Samsung confirmou com seu SDK é uma borda giratória, que pode interagir com diversos apps de diferentes maneiras.

O SamMobile diz que “ela pode ser usada para navegar por listas de itens, navegar entre telas, dar e tirar zoom de imagens, mudar certos valores na interface do usuário, e alterar o volume”.

Por exemplo, para dar zoom em uma imagem, gire a borda para a direita:

Para selecionar diferentes letras de um teclado, gire a borda:

Também é possível alternar entre os widgets da tela inicial. Segundo o SamMobile, funciona assim:

Girar o anel para a direita na tela inicial deixa você ver os widgets em uso; e ao girá-lo para a esquerda, você verá o conteúdo desse widget. Continue girando o anel para a esquerda, e a tela irá exibir todas as notificações e deslizar por elas.

Você também poderá usar a borda para lidar com chamadas. Gire o anel para a direita se quiser atender a ligação; caso contrário, gire o anel para a esquerda, e você verá uma lista de respostas predefinidas para enviar via SMS.

A borda giratória pode ser usada para avançar ou voltar em faixas no app de música; desligar o alarme ou ativar o modo soneca; entre outros.

Algumas dessas ideias são bacanas; outras parecem mais estranhas. É uma alternativa à coroa digital do Apple Watch, ou aos gestos com o pulso que o Android Wear ganhou recentemente.

Fontes dizem ao SamMobile que o Gear A será lançado junto ao Galaxy Note 5 – que pode ter tela 4K – em setembro, durante a feira IFA. [SamMobile]

Sair da versão mobile