_Mobilidade

Processo por danos ambientais cancelam planos de um dos túneis de Elon Musk em LA

Nenhuma quantidade de vendas de lança-chamas poderá salvar o sonho de Elon Musk de construir um túnel debaixo da autoestrada 405 em Los Angeles. Na terça-feira (27), a empresa Boring Company, de Elon Musk, responsável pela construção do túnel, anunciou que havia alcançado um acordo em uma ação judicial que se opunha ao projeto e […]

The Boring Company

Nenhuma quantidade de vendas de lança-chamas poderá salvar o sonho de Elon Musk de construir um túnel debaixo da autoestrada 405 em Los Angeles. Na terça-feira (27), a empresa Boring Company, de Elon Musk, responsável pela construção do túnel, anunciou que havia alcançado um acordo em uma ação judicial que se opunha ao projeto e que não irá prossegui-lo.

• Veja o interior do túnel que Elon Musk deve inaugurar em Los Angeles em dezembro
• Elon Musk nega que colônia da SpaceX em Marte será “saída de emergência” para os ricos

A Boring Company tem sido uma operação de Elon Musk desde que o empresário se viu preso no trânsito de Los Angeles e tuitou sobre sua epifania de uma solução para o caos viário: túneis subterrâneos. Desde então, tem sido difícil discernir o que é real do que é sonho ou piada. Não apenas a empresa vinha trabalhando nos túneis em Los Angeles como também tem acordos para projetos semelhantes em Washington, D.C e Chicago. Ainda assim, o cancelamento do projeto do túnel na região do Westside é um duro golpe para o grande plano de Musk para Los Angeles.

O Los Angeles Times noticia que o fim do projeto começou pouco depois de a Boring Company obter uma isenção preliminar do processo de revisão ambiental da Califórnia e começar as escavações. As autoridades da cidade têm sido bem amigáveis com os planos de Musk, mas um grupo de moradores do Westside entrou com um processo ambiental em maio, alegando que o túnel violava a legislação estadual.

O ponto crucial do argumento do grupo foi que o túnel no Westside é parte de um projeto maior que a empresa delineou com um mapa no fim do ano passado. De acordo com a ação judicial, a legislação da Califórnia proíbe a aprovação de facetas individuais de um projeto maior, afirmando que uma revisão ambiental completa não pode “ser evitada cortando projetos grandes em pedaços menores que, vistos individualmente, parecem não ter impactos ambientais significativos”. Sim, existe certa ironia na tentativa de Musk de contornar regulações ambientais ao mesmo tempo em que tenta matar a indústria do combustível fóssil e combater o aquecimento global com uma revolução de carros elétricos.

Mapa do sistema subterrâneo planejado. Imagem: The Boring Company

O grupo do Westside não obteve uma decisão sobre seu processo; em vez disso, parece que as duas partes entraram em acordo. A Boring Company não respondeu imediatamente a um pedido de entrevista do Gizmodo, mas enviou um comunicado à NBC News dizendo:

As partes (Boring Company, Coalizão de Moradores de Brentwood, Coalizão Sunset e Wendy-Sue Rosen) resolveram amigavelmente a questão da Coalizão de Moradores de Brentwood et al. v. Cidade de Los Angeles (TBC — The Boring Company).

A Boring Company não está mais buscando o desenvolvimento do túnel de teste Sepulveda e, em vez disso, busca construir um túnel operacional no Dodger Stadium.

O projeto do Dodger Stadium espera conectar uma estação de metrô ao estádio de beisebol com um túnel de 5,79 km. Dezesseis passageiros por vez subirão nos pods que viajam a 241 km/h em um trilho de alta velocidade, segundo a empresa. Musk também anunciou que um túnel se estendendo por pouco mais de 1,6 km abaixo de Hawthorne abrirá ao público em 10 de dezembro, e os moradores de Los Angeles estão convidados para pegar caronas de graça.

O argumento legal do grupo do Westside não pega bem para a visão de Musk de uma solução para o trânsito de Los Angeles em toda a cidade. Mas, por ora, parece que ele tem uns projetos fragmentados com os quais ficar ocupado. Ninguém precisa de um bilionário impulsivo com seu próprio sistema de túneis subterrâneos achando motivo para se vingar de uma sociedade que não entende sua genialidade.

[Los Angeles Times via TechCrunch]

Sair da versão mobile