Depois de meses de reclamação, Bose permite desfazer atualização de firmware dos fones QC35

Depois de meses de reclamação por perdas de qualidade no cancelamento de ruído, a Bose passou a permitir o downgrade do firmware dos fones QC35.
Foto: Adam Clark Estes/Gizmodo

Depois que a Bose liberou uma atualização de firmware para seus fones de ouvido QC35 II, no ano passado, os usuários reclamaram nos fóruns da empresa que o cancelamento de ruído ativo dos fones de ouvido havia piorado. As críticas foram tantas que encheram 200 páginas do fórum. Embora a Bose diga que seu software não é o problema, a empresa passou a permitir que os usuários façam o downgrade do firmware de seus fones de ouvido.

Os problemas surgiram há alguns meses, depois que a Bose lançou a versão de firmware 4.5.2 para seus fones de ouvido QC35 e QC35 II. Embora pareça que nem todos os usuários foram afetados ou notaram diferença, alguns reclamaram que a atualização causou uma redução drástica na eficácia da tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC) da Bose. “O ANC no nível alto agora é o mesmo que o baixo”, diz um usuário. “Não consigo ouvir nenhuma diferença quando alterno entre eles agora. A mesma quantidade de sons passa pelos meus ouvidos.”

No final da semana passada, a Bose postou uma resposta detalhando o problema e o que tinha feito para identificá-lo e investigá-lo. A empresa diz que, após testes completos, a empresa está “confiante de que o firmware 4.5.2 não afetou o recurso de cancelamento de ruído”.

A Bose diz que chegou a essa conclusão testando vários fones de ouvido usando firmware diferente, inspecionando os fones de ouvido devolvidos à empresa e até enviando engenheiros acústicos para realizar cinco visitas em casa.

No final, a companhia descobriu que oito dos 10 dispositivos testados em profundidade estavam funcionando corretamente. Em vários casos, a empresa percebeu problemas em outras questões, como uso de conchas de terceiros ou encaixe incorreto nas orelhas, o que, aparentemente, causava a impressão de um desempenho ruim do ANC.

Bose diz que em um único caso seus engenheiros encontraram um QC35 II em que havia pouca diferença entre o ANC alto ou baixo. No fim das contas, isso havia sido causado por danos mecânicos, provavelmente devido ao desgaste geral. O dono disse “que não usava o estojo para armazenar e transportar seus fones de ouvido todos os dias”.

Embora a Bose diga que “não pôde atribuir nenhuma perda de desempenho de redução de ruído ao firmware QC35 4.5.2”, ela descobriu algumas coisas com sua investigação e apresentou algumas soluções sobre como resolver certos problemas.

Primeiro, para educar melhor os proprietários do QC35 sobre como usar e conservar adequadamente seus fones de ouvido, a Bose criou um novo pacote de vídeos e documentos de instrução. Segundo, atualizou suas mensagens de atualizações para explicar mais claramente a diferença entre atualizar o firmware e atualizar os Voice Prompts.

Por fim, a Bose agora também permitirá que os usuários façam o downgrade do firmware do QC35 e do QC35 II por meio do site Bose BTU, que não estava disponível anteriormente.

Portanto, embora pareça que o firmware não tenha sido a causa real da piora no desempenho do ANC nos QC35s, pelo menos alguma solução surgiu depois de uma investigação de quase um ano.

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