_Tecnologia

“Bot do TSE” no WhatsApp tira 16 dúvidas sobre eleições; veja como acessar

Recém-ampliado para contar com novas interações, a ferramenta responde dúvidas dos eleitores e esclarece boatos sobre o processo eleitoral. Saiba como usar

Imagem: Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou uma série de novas funções para o assistente virtual gratuito que mantém em parceria com o WhatsApp há dois anos.

O novo menu de interação do chatbot com o público agora terá 16 tópicos, com assuntos de que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, datas do calendário eleitoral de 2022 ou como verificar o local de votação.

Esses tópicos envolvem respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral. E, com as eleições 2022 às portas, a ideia é esclarecer o maior número dessas questões junto ao público.

Notícias falsas, que costumam ter bastante espaço em período eleitoral, também tem um espaço no assistente virtual do TSE. A ferramenta oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo as eleições brasileiras, o “Fato ou Boato?”.

Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere. Esse conteúdo checado pode ser compartilhado com amigos e familiares, ajudando a desmentir boatos.

Para “conversar” com o bot do TSE, basta adicionar o número +55 61 9637-1078 diretamente à sua lista de contatos e enviar uma mensagem.

 

 

Sair da versão mobile