_

Boxee Box chega ao país por R$899 e aguarda chegada do Netflix

A D-Link apresentou hoje sua aposta no mundo do entretenimento digital, a caixinha Boxee Box. Usando o já conhecido software Boxee, o gadget quer ser o companheiro de sua TV e viver na sua sala, transmitindo filmes, séries e música via streaming. Conheça as (futuras) parcerias de conteúdo e descubra se vale a pena investir […]

A D-Link apresentou hoje sua aposta no mundo do entretenimento digital, a caixinha Boxee Box. Usando o já conhecido software Boxee, o gadget quer ser o companheiro de sua TV e viver na sua sala, transmitindo filmes, séries e música via streaming. Conheça as (futuras) parcerias de conteúdo e descubra se vale a pena investir R$899 no brinquedo.

O foco da apresentação da D-Link foi a capacidade de conectar todas as mídias da casa com um só aparelho capaz de ler um sem número de formatos — de .mkv a .iso, passando por .flac e .png. Mas, convenhamos, já há vários caminhos para fazer isso. A escolha por deixar a habilidade de streaming e as parcerias para o final pode ser facilmente explicada.

Primeiro porque, basicamente, a Boxee Box chega às lojas na próxima semana sem um grande parceiro de conteúdo para chamar a atenção. A empresa já tem uma série de parcerias pré-estabelecidas (Terra, Blockbuster e Saraiva) mas ainda não estarão disponíveis para os primeiros compradores.

O argumento da D-Link para lançar o aparelho sem os parceiros de conteúdo tem nome: Netflix. A empresa confirmou que o serviço de locadora online de filmes estará na caixinha da empresa assim que aterrissar no país. Desta forma, ela preferiu deixar o lançamento de conteúdos para setembro, quando a grande parceira chegar por aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=uFlr7revt_8&feature=player_embedded

Outro problema que diminuiu o foco no streaming é a banda larga brasileira. Os executivos disseram que 2Mbps é o mínimo recomendado, mas que 5Mbps já é o ideal para assistir a filmes em HD. Apesar de ter claramente um foco em classes mais altas, a D-Link sabe que a banda larga atual “é um entrave para popularizar o formato”.

Apesar de só começar a vender o aparelho no varejo na próxima semana (em lojas como Fnac, Shoptime, Submarino e Americanas.com), a D-Link já colocou o Boxee Box em pré-venda a partir de hoje, argumentando que existia uma “alta demanda” pelo produto. A expectativa é de 30 mil caixinhas vendidas até o fim do ano.

Controle do aparelho, com comandos básicos na frente e teclado QWERTY na traseira

Em comparação às soluções embutidas em televisores mais atuais, como os novos modelos de Sony e Samsung, que trazem parcerias de conteúdo e navegação, a Boxee Box ganha pontos pela ampla gama de leitura de arquivos e pela velocidade maior, já que trata-se de um hardware dedicado. A fluidez e a qualidade do aplicativo também deixam o formato mais intuitivo. Assim, a empresa não se enxerga concorrendo com este nicho — há inclusive conversas “com uma ou duas fabricantes” para venda conjunta do aparelho com televisores.

Mas o que alguém que já usa o notebook ligado à TV via HDMI — e que pode usar inclusive o software da Boxee — terá de diferente com a caixinha? Basicamente uma solução mais bonita, um hardware dedicado, um controle remoto com teclado QWERTY na traseira, software traduzido e pouco conteúdo exclusivo — pelo menos até setembro, quando o Netflix chegar e as parcerias serem oficializadas. Até lá, quem comprar precisa torcer muito para que o Netflix revolucione o mercado brasileiro de streaming. Caso contrário, o investimento de quase mil reais pode ter sido em vão. [Boxee Box]

Especificações técnicas


Dimensions (LxWxH): 4.5″ x 4.5″ x 4.6″
Language Support: English, French, German, Italian, Spanish, Portuguese
Network Protocol Support: IPV4, ARP, TCP, UDP, ICMP, DHCP Client, DNS Client, DDNS Client, HTTP Server, Samba Client, RTP/RTMP, VPN: PPTP, DLNA 1.5 (DMP)
Wireless: 802.11n/g/b (2.4GHz)
Ports: HDMI 1.3, 10/100 Fast Ethernet, 2x USB 2.0, Optical Audio (S/PDIF), Analog Audio (RCA L/R)
Memory Card Support: SD, SDHC up to 32GB, MMC
Audio Formats: MP3, WAV/PCM/LPCM, WMA, AIF/AIFF, AC3/AAC, OGG, FLAC, DTS, Dolby Digital/Dolby True HD
Video Formats: Adobe Flash 10.1, FLV/On2 VP6 (FLV/FV4/M4V), H.264 AVC (TS/AVI/MKV/MOV/M2TS/MP4), VC-1 (TS/AVI/MKV/WMV), MPEG-1 (DAT/MPG/MPEG), MPEG-2 (MPG/MPEG/VOB/TS/TP/ISO/IFO), MPEG-4 (MP4/AVI/MOV), DivX 3/4/5/6 (AVI/MKV), Xvid (AVI/MKV), WMV9 (WMV/ASF/DVR-MS)
Image Formats: JPEG, PNG, GIF, BMP, TIFF
Playlist Formats: M3U, PLS, WPL
Subtitle Formats: SRT, SUB, SSA, SMI, ASS
Supported Resolutions: H.264: 1080p at 30 fps, 1080i at 60 fps; WMV9/VC-1: 1080p at 30 fps, 1080i at 60 fps; MPEG4: 1080p at 30 fps, 1080i at 60 fps; MPEG2: 1080p at 30 fps, 1080i at 60 fps
Two-Sided RF Remote: with 4-way navigation and full QWERTY keypad

Sair da versão mobile