Brasil despenca na pesquisa Ipsos de felicidade global
A nova pesquisa “Global Happiness 2022”, divulgada pela plataforma Ipsos, revela que os brasileiros estão menos felizes com o passar dos anos. Nos últimos nove anos, o Brasil perdeu 18 pontos percentuais.
A pesquisa de 2013 apontava que 81% dos entrevistados brasileiros afirmaram estar “muito” ou “bastante” felizes. No entanto, a pesquisa do final de 2021 relata que esse índice caiu para 63%. Um total de 30 países participa dessa pesquisa.
O estudo também revelou que nas Américas, os vizinhos de continente: Chile e Argentina apresentam taxas mais baixas de felicidade. Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá apresentam percentuais mais altos de pessoas que se dizem ” muito” felizes.
Do lado europeu, Turquia e Hungria, respectivamente com 42% e 51%, dizem não serem felizes.
No mundo, os maiores índices de pessoas felizes estão na Holanda e Austrália, com 86% e 85%, respectivamente. Em seguida, aparecem China e Grã-Bretanha empatadas com 83%.
A felicidade pode estar associada a diversos fatores. Mas qual é a causa da felicidade para aqueles que responderam a pesquisa? No Brasil, o item “saúde mental e bem-estar” aparece em primeiro (92%), seguido por “saúde física e bem-estar” (90%).
A pesquisa foi realizada de forma virtual entre 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021. A Ipsos entrevistou 20.504 pessoas, sendo aproximadamente mil no Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.