_Espaço

Brasil nomeia estrela e exoplaneta a 109 anos-luz da Terra como Tupi e Guarani

Em junho, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou uma campanha para permitir que mais de cem países votassem em nomes para estrelas e exoplanetas. Os vencedores do concurso brasileiro foram anunciados nesta terça-feira (17): a estrela se chamará Tupi, e o planeta terá o nome de Guarani. Antes, o planeta e […]

Em junho, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou uma campanha para permitir que mais de cem países votassem em nomes para estrelas e exoplanetas. Os vencedores do concurso brasileiro foram anunciados nesta terça-feira (17): a estrela se chamará Tupi, e o planeta terá o nome de Guarani.

Antes, o planeta e a estrela tinham nomes nada simpáticos: HD 23079B e HD 23079. Eles ficam na constelação do Retículo e estão a aproximadamente 109 anos-luz da Terra.

A votação organizada pela IAU seguiu o mesmo padrão em todos os países: cientistas e astrônomos selecionavam sugestões e montavam uma lista, e o público votava na sua opção preferida. No Brasil, havia 14 candidatos que faziam referência à cultura do País, como Arara e Sabiá, Caipora e Curupira, Capitu e Bentinho, Dandara e Zumbi, Iara e Saci.

Tupi e Guarani foram os vencedores, recebendo 15% de um total de apenas 7.060 votos. Tupi é a designação dos povos que falavam a língua tupi e habitavam o litoral brasileiro no século XVI. Guarani é o nome do mais populoso povo indígena da América do Sul, que habitava o que hoje corresponde à Argentina, ao Paraguai, ao Uruguai, à Bolívia e ao centro-sul do Brasil.

E que nomes outros países escolheram? Escolhemos alguns dos nomes mais curiosos.

Você pode ver todos os nomes escolhidos no site da campanha NameExoWorlds.

[NameExoWorlds, Agência Brasil]

Sair da versão mobile