Depois de toda a polêmica envolvendo o Aerolula, avião todo chique comprado apenas para transporte do presidente da República, a Folha informa que poderemos ter repeteco na discussão: o governo estaria negociando a compra de um novo modelo para a futura presidente, dessa vez um que voe mais de uma dezena de quilômetros sem precisa de reabastecimento.

O novo must have presidencial é um Airbus A330-MRTT, que antes era apenas usado para distribuição de combustível direto no ar, mas que ganhou uma versão executiva nos últimos meses e virou o avião oficial do presidente francês Nicolas Sarkozy. O preço pago pela França foi de cerca de R$400 milhões, segundo a Folha, e a nave já foi batizada no país de "Air Sarkô". Ei, essa piada é nossa, seus ladrões nada originais!

Para explicar a razão do interesse, Lula disse que é humilhante ter de fazer frequentes escalas para abastecer o avião. O A319, Airbus do presidente, só aguenta 8.500 quilômetros sem reabastecimento. Com os 12,5 mil kms que o A330 suporta, praticamente todas as viagens para capitais europeias e americanas seriam feitas num pulo só, sem escalas chatas que os presidentes odeiam tanto. Dá pra dormir numa só sem ser incomodado.

Por enquanto trata-se apenas de um rumor, mas dado o estardalhaço que a última aquisição de avião presidencial causou, o governo deve estar pensando vinte vezes antes de realmente investir o dinheiro federal num avião de luxo. Mas se realmente isso acontecer, que pelo menos façam um esforço para adquirir um avião com motor ‘verde’, movido a Etanol, que a Embraer já está preparando. Aí sim teríamos uma justifica próxima do plausível. [Folha e IstoÉ Dinheiro]