
Briga Trump x Musk pode desativar nave espacial Dragon da SpaceX
A grande “amizade” entre Donald Trump e Elon Musk acaba de ganhar um novo capítulo. Após a saída do bilionário do governo dos Estados Unidos, atribuída a brigas, drogas e prejuízos na Tesla, Musk defendeu o impeachment do atual presidente dos EUA. Assim, o projeto Dragon, da SpaceX de Musk, passa a ser ameaçdo.
O relacionamento entre o CEO da SpaceX começou a desandar de vez com o término de seu mandato de 130 dias como “funcionário especial do governo”. Ele liderou o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), de cortes de custos e regulamentações.
Pouco depois de se despedirem com palavras gentis em uma coletiva de imprensa no Salão Oval na última sexta-feira (30), Musk criticou o “Big Beautiful Bill”, o novo projeto de lei de reconciliação orçamentária de Trump.
“Este projeto de lei de gastos do Congresso, enorme, ultrajante e cheio de carne de porco, é uma abominação repugnante”, escreveu no X na terça (3). “Que vergonha para aqueles que votaram a favor: vocês sabem que erraram. Vocês sabem disso”.
Nesta quinta-feira (5), a dupla trocou farpas na internet quando o empresário concordou com um internauta que escreveu: “Presidente vs. Elon. Quem ganha? Aposto no Elon. Trump deveria sofrer impeachment e JD Vance deveria substituí-lo”.
Trump ainda rebateu a crítica ao projeto de lei em sua rede social Truth Social, dizendo que “Elon estava “se esgotando” e que pediu “para ele sair”. Ele afirmou que o país poderia economizar dinheiro “cancelando contratos governamentais e subsídios para as empresas de Musk”.
Foi então que Musk declarou que a SpaceX começaria a “desativar sua nave espacial Dragon imediatamente”. Em uma publicação, ele fez uma declaração que poderia afetar a NASA e a ISS (Estação Espacial Internacional): “Em vista da declaração do presidente sobre o cancelamento dos meus contratos governamentais, a @SpaceX começará a descomissionar sua nave espacial Dragon imediatamente”, afirmou.
Desativar a Dragon pode afetar a NASA?
De acordo com a SpaceX, a Dragon é “a única nave espacial atualmente em operação capaz de retornar quantidades significativas de carga à Terra”, além de acomodar sete passageiros. Ou seja, o cancelamento dos contratos governamentais da SpaceX prejudicaria a capacidade do país de lançar astronautas ao espaço.
A nave espacial Starliner, da Boeing, por exemplo, tem potencial para substituir a Dragon. No entanto, ela ainda não está certificada para voar em missões operacionais de astronautas e ainda restam meses para seu lançamento novamente.
Sendo assim, o descomissionamento poderia atrapalhar projetos como a missão Artemis 3, que vai colocar astronautas na Lua com a nave Starship da SpaceX. Além disso, não se sabe o que isso poderia significar para empreendimentos privados da empresa.
Em setembro de 2024, a companhia possibilitou a primeira caminhada espacial privada durante a missão Polaris Dawn do empreendedor bilionário e filantropo Jared Isaacman. Até recentemente, Isaacman era a escolha de Trump para se tornar administrador da NASA, mas a Casa Branca retirou sua indicação no fim de semana.