Briga Trump x Musk pode desativar nave espacial Dragon da SpaceX

Elon Musk declarou que a SpaceX começaria a "desativar sua nave espacial Dragon imediatamente", podendo afetar a NASA; entenda

A grande “amizade” entre Donald Trump e Elon Musk acaba de ganhar um novo capítulo. Após a saída do bilionário do governo dos Estados Unidos, atribuída a brigas, drogas e prejuízos na Tesla, Musk defendeu o impeachment do atual presidente dos EUA. Assim, o projeto Dragon, da SpaceX de Musk, passa a ser ameaçdo.

banner

O relacionamento entre o CEO da SpaceX começou a desandar de vez com o término de seu mandato de 130 dias como “funcionário especial do governo”. Ele liderou o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), de cortes de custos e regulamentações.

Pouco depois de se despedirem com palavras gentis em uma coletiva de imprensa no Salão Oval na última sexta-feira (30), Musk criticou o “Big Beautiful Bill”, o novo projeto de lei de reconciliação orçamentária de Trump.

“Este projeto de lei de gastos do Congresso, enorme, ultrajante e cheio de carne de porco, é uma abominação repugnante”, escreveu no X na terça (3). “Que vergonha para aqueles que votaram a favor: vocês sabem que erraram. Vocês sabem disso”.

Nesta quinta-feira (5), a dupla trocou farpas na internet quando o empresário concordou com um internauta que escreveu: “Presidente vs. Elon. Quem ganha? Aposto no Elon. Trump deveria sofrer impeachment e JD Vance deveria substituí-lo”.

Trump ainda rebateu a crítica ao projeto de lei em sua rede social Truth Social, dizendo que “Elon estava “se esgotando” e que pediu “para ele sair”. Ele afirmou que o país poderia economizar dinheiro “cancelando contratos governamentais e subsídios para as empresas de Musk”.

Foi então que Musk declarou que a SpaceX começaria a “desativar sua nave espacial Dragon imediatamente”. Em uma publicação, ele fez uma declaração que poderia afetar a NASA e a ISS (Estação Espacial Internacional): “Em vista da declaração do presidente sobre o cancelamento dos meus contratos governamentais, a @SpaceX começará a descomissionar sua nave espacial Dragon imediatamente”, afirmou.

Desativar a Dragon pode afetar a NASA?

De acordo com a SpaceX, a Dragon é “a única nave espacial atualmente em operação capaz de retornar quantidades significativas de carga à Terra”, além de acomodar sete passageiros. Ou seja, o cancelamento dos contratos governamentais da SpaceX prejudicaria a capacidade do país de lançar astronautas ao espaço.

A nave espacial Starliner, da Boeing, por exemplo, tem potencial para substituir a Dragon. No entanto, ela ainda não está certificada para voar em missões operacionais de astronautas e ainda restam meses para seu lançamento novamente.

Sendo assim, o descomissionamento poderia atrapalhar projetos como a missão Artemis 3, que vai colocar astronautas na Lua com a nave Starship da SpaceX. Além disso, não se sabe o que isso poderia significar para empreendimentos privados da empresa.

Em setembro de 2024, a companhia possibilitou a primeira caminhada espacial privada durante a missão Polaris Dawn do empreendedor bilionário e filantropo Jared Isaacman. Até recentemente, Isaacman era a escolha de Trump para se tornar administrador da NASA, mas a Casa Branca retirou sua indicação no fim de semana.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas