_Facebook

Bug do Facebook impede acesso a inúmeros sites: “tente novamente mais tarde”

Ontem, grandes sites aparentemente ficaram inacessíveis: CNN, Gawker, BuzzFeed, Huffington Post, Pinterest e vários outros redirecionavam visitantes para uma página de erro… do Facebook. Sim, a rede social conseguiu quebrar estes sites, mesmo que apenas por alguns minutos. Quem tentasse visitar uma página que utilizasse o Facebook Connect ou botões Curtir era levado para uma […]

Ontem, grandes sites aparentemente ficaram inacessíveis: CNN, Gawker, BuzzFeed, Huffington Post, Pinterest e vários outros redirecionavam visitantes para uma página de erro… do Facebook. Sim, a rede social conseguiu quebrar estes sites, mesmo que apenas por alguns minutos.

Quem tentasse visitar uma página que utilizasse o Facebook Connect ou botões Curtir era levado para uma página do Facebook com a mensagem “Um erro ocorreu. Por favor tente novamente mais tarde.” O erro afetava somente quem estava logado na rede social.

Os elementos do Facebook incorporados em páginas de terceiros rodam código JavaScript que vem do próprio Facebook. No entanto, esta é a primeira vez que isto teve um impacto tão grande – de impedir que usuários acessassem inúmeros sites. A única forma de evitar o erro era se deslogar da rede social.

Felizmente, o problema foi resolvido em poucos minutos. Esta foi a resposta oficial do Facebook:

Por um curto período de tempo, houve um erro que redirecionava para Facebook.com as pessoas que faziam login no Facebook a partir de sites de terceiros. O problema foi rapidamente resolvido, e o Login with Facebook agora está funcionando normalmente.

No entanto, a rede social não mencionou como (ou se) vai evitar que isso aconteça no futuro. Mas é um pouco assustador pensar que um mísero botão Curtir pode destruir toda a internet. Como nota o Mashable, isso é algo novo:

O Facebook não ficou fora do ar. Ele não sofreu um ataque DoS, nem se trata de um vírus de qualquer espécie. Foi algo novo no universo. Chame isso de Buraco Negro do Facebook. Não é onde você cai ao ver o que amigos da escola estão fazendo da vida; é o buraco negro que pode sugar milhões de websites.

Por isso o Facebook precisa esclarecer como vai evitar que isso jamais ocorra de novo. Por enquanto, talvez seja uma boa ideia usar extensões como o Facebook Disconnect – ou não usar a rede social – para evitar que bugs como este afetem você em outros sites. [Mashable, Wired e AllThingsD]

Sair da versão mobile