_Redes Sociais

Bug no Instagram permite salvar histórias que deveriam sumir em 24 horas

O engenheiro de software Alec Garcia criou uma extensão do Chrome que permite baixar todas as histórias do Instagram de seus amigos.

O Instagram lançou o recurso Stories no início de agosto – basicamente uma cópia do Snapchat Stories – para entrar no mercado de redes sociais efêmeras. Ao perceber que a API do Instagram permite que histórias sejam salvas, o engenheiro de software Alec Garcia criou uma extensão do Chrome que permite baixar todas as histórias do Instagram de seus amigos.

Facebook vai testar no Brasil recurso para criar posts em vídeo — como o Snapchat

Em um post no Medium, Garcia escreve:

O Instagram levou dois anos para criar seu primeiro webapp, e depois mais três anos para implementar busca na web. Provavelmente vai demorar um tempo, se realmente acontecer, antes que o Instagram traga as histórias para a web, então pensei em fazer isso eu mesmo.

Após baixar a extensão, as histórias de seus amigos aparecem na parte de cima do navegador. Se houver vídeo, você pode baixá-lo facilmente, reduzindo o apelo supostamente efêmero do Stories. Isso é basicamente o mesmo mecanismo que permite baixar histórias do Snapchat, porém ainda mais fácil.

Garcia especula que o Instagram salva todas as suas fotos e vídeos para criar um recurso “Neste dia” para histórias – a ideia seria recapitular o que você fez há um ano, por exemplo. Ele escreve: “acho que eles deveriam colocar esses arquivos em outro lugar, em vez de mantê-los hospedados no mesmo link”.

Tanto o Snapchat como o Instagram permitem que suas fotos e vídeos expirem em 24 horas, mas ainda é possível tirar capturas de tela. O Snapchat permite saber quando isso acontece; o Instagram, não. O Snapchat não permite que outros usuários baixem os vídeos de outras pessoas, mas existem diversos apps de terceiros para tanto.

O bug usado pela extensão mostra o conflito de redes sociais efêmeras. Na era digital, basicamente tudo o que colocamos online é para sempre, e escapar disso é um dos motivos pelos quais o Snapchat é tão popular.

Ainda assim, o Snapchat minou sua premissa fundamental – e o que o separava da concorrência – quando apresentou o recurso Memórias no mês passado. O novo recurso também serviu como um lembrete para os usuários de que mesmo que você sinta que suas mensagens desaparecem, o Snapchat pode manter um registro.

[Medium via Select All]

Sair da versão mobile