Uma vez que você vê, não dá mais para desver. Na semana passada, um bug puramente estético no iOS 11 apareceu de forma embaraçosa em um comercial da Apple. Agora, o anúncio foi consertado — mas não o bug em si.

• O que esperar do keynote educacional da Apple na semana que vem
• A Siri pode expor notificações escondidas mesmo quando seu iPhone está bloqueado

O iOS 11, da Apple, tem sido tão atormentado por problemas que a empresa supostamente teria decidido atrasar alguns recursos planejados para a próxima grande atualização com o objetivo de focar nos pontos fundamentais. E um pequeno problema, a maneira como o iOS arrasta a bolha de mensagens na tela de bloqueio, ganhou mais atenção do que se esperaria na semana passada depois de, momentaneamente, aparecer em uma propaganda do iPhone X.

Quando surge uma mensagem, várias linhas de texto aparecem antes que a bolha animada se expanda em torno dela. Benjamin Mayo, do 9to5Mac, tuitou que havia enviado um relatório de bug para a Apple sobre isso meses atrás, mas, aparentemente, o relatório foi fechado por razões que não ficaram claras.

Este GIF mostra o problema em ação:

Antigo anúncio (GIF: Apple)

Como aponta o The Verge, o mesmo comercial, com o mesmo link no YouTube, já foi editado para mostrar uma versão idealizada da animação da bolha, como você pode ver:

Novo anúncio (GIF: Apple)

A Apple não apenas consertou o anúncio como também, aparentemente, conseguiu usar sua influência para trocar o vídeo no YouTube usando o mesmo link, algo que, normalmente, não é possível. Isso significa que todas as notícias sobre o bug da semana passada agora têm um vídeo que poderia fazer os leitores coçarem a cabeça em confusão, imaginando de que diabos o veículo de notícia está falando.

Já vimos o bug do caractere estranho, um jailbreak raro, chamadas perdidas, Siri intrometida, mensagens desalinhadas e desaparecimento de docks no último lançamento do iOS. Tem até uma empresa alegando ser capaz de romper a criptografia do iPhone por um preço razoável, algo virtualmente inédito até um ano atrás. Mas esse anúncio pode ser um dos exemplos mais fortes da Apple deslizando em termos de corresponder à sua reputação de exigência máxima de atenção aos detalhes. Claro, softwares sempre têm problemas, mas é notável que esse tenha aparecido em um comercial.

Entramos em contato com a Apple para perguntar se o bug seria consertado na próxima atualização do iOS, mas não recebemos uma resposta imediata. Você pode ver o novo anúncio na íntegra abaixo.

[The Verge]