Buzz Aldrin, astronauta vivo da Apollo 11, leiloa jaqueta que usou na Lua

Caneta hidrográfica que salvou astronautas de ficarem "presos" na Lua também será um dos objetos leiloados
Buzz Aldrin
Imagem: Reprodução/Unsplash

A casa de leilões Sotheby’s, sediada em Nova Iorque, vai leiloar alguns dos itens pessoais de Buzz Aldrin, 92, o segundo homem a pisar na lua. Entre as peças, está uma jaqueta usada pelo astronauta no retorno a terra após a missão Apollo 11, de 1969.

A jaqueta é composta por um material chamado tecido beta, que também compôs os macacões utilizados pelos outros dois astronautas que participaram da Apollo 11, Neil Armstrong e Michael Collins. O tecido foi desenvolvido pela Nasa após o trágico acontecimento da Apollo 1, em 1967, quando um incêndio na cabine matou os três tripulantes da módulo. Na ocasião todos eles vestiam trajes de materiais altamente inflamáveis.

A partir deste triste incidente a agência passou a trabalhar em materiais que oferecessem maior segurança para seus astronautas. De acordo com a Sotheby’s, a expectativa é de que a jaqueta arrecade mais de US$ 2 milhões no leilão.

Uma caneta hidrográfica que foi fundamental para o retorno dos três astronautas também será leiloada. Após o retorno de Armstrong e Aldrin ao módulo lunar, percebeu-se que uma manopla usada para acionar o mecanismo de partida da nave estava quebrada. Se o componente não fosse consertado, os dois ficariam presos na Lua.

Havia uma abertura que possibilitava acesso ao disjuntor responsável pelo acionamento da partida, no entanto, os astronautas não poderiam acessá-lo com um objeto metálico, pois havia um alto risco de curto-circuito, que seria desastroso e poderia deixar o módulo completamente inútil.

Coincidentemente, a ponta da caneta hidrográfica cabia perfeitamente na única abertura disponível para acionar o mecanismo de partida. Aldrin encaixou a caneta no mecanismo que, felizmente, foi ativado. Espera-se que a caneta salvadora arrecade algo em torno de US$ 2 milhões.

Além disso, estão sendo leiloados um documento com anotações originais de Buzz Aldrin e Neil Armstrong, e uma faixa com a inscrição “Go Army Beat Navy”, um dos únicos objetos a serem expostos ao vácuo do espaço na órbita da Terra. Os lances para os objetos serão aceitos somente até 23h59 desta terça-feira (26).

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas