Cabo submarino da Meta será estendido até Porto Alegre

A extensão do cabo submarino faz parte da estratégia de infraestrutura digital da Meta.
Imagem: Meta/Reprodução

Na última terça-feira (20), a Meta anunciou a extensão do cabo submarino Malbec, que liga os EUA ao Brasil. O cabo submarino, que já conecta os EUA ao Brasil desde 2021, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, será estendido em 280 quilômetros para levar o sistema a Porto Alegre.

banner

De acordo com a Meta, a conclusão da ampliação do sistema deve ocorrer em 2027, com o projeto estrutural realizado pela empresa brasileira V.Tal. Após a conclusão, o Malbec terá 2.780 quilômetros de extensão e representa um marco inédito para o sul do país.

Esse será o primeiro cabo submarino a chegar ao Rio Grande do Sul. Durante o anúncio, o governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que a expansão coloca Porto Alegre como um novo hub de conectividade na América do Sul.

Além disso, a expansão do cabo submarino que liga os EUA ao Brasil terá benefícios para além de Porto Alegre, melhorando a conectividade em Santa Catarina, Paraná, Argentina e Uruguai.

Segundo Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para a América Latina, a iniciativa poderá impactar milhões de usuários.

“A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos para empresas e melhorando serviços ao consumidor”, afirmou.

A ampliação do cabo submarino é uma estratégia da Meta para fortalecer sua presença em infraestrutura digital. De acordo com o governador Eduardo Leite, a presença do cabo em Porto Alegre será crucial para setores como Inteligência Artificial.

Mas o principal objetivo da Meta é competir com outras grandes big techs, como Google e Microsoft, que também investem em projetos semelhantes.

Em fevereiro, como revelamos aqui no Giz Brasil, a Meta lançou o projeto Waterworth. Ele pretende instalar 50 mil quilômetros de cabos submarinos conectando cinco continentes.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas