
Cacau mais caro, Páscoa amarga: veja como economizar no chocolate
A Páscoa chegará daqui a um mês, mas a celebração será um tanto quanto amarga para os amantes de chocolate — que terão que economizar devido ao aumento do preço do cacau. Portanto, não se surpreenda com ovos de Páscoa caríssimos.
E o culpado pela Páscoa mais cara não são taxas do governo, inflação, ou outras questões locais. O culpado tem dimensões globais e não surpreende.
O preço do cacau disparou porque a safra anual diminuiu, sobretudo na África Ocidental, que corresponde a 70% da produção global. E a safra caiu porque as mudanças climáticas entraram em campo.
O aumento das temperaturas e as mudanças dos padrões de precipitação dificultaram a produção, afetando tanto a quantidade quanto a qualidade do cacau. E, obviamente, aumentando o preço do cacau.
Entre julho de 2022 e fevereiro de 2024,os preços do cacau subiram 136%. Em março do ano passado, o preço por tonelada ultrapassou US$ 10 mil, de acordo com a ONU — que culpa as mudanças climáticas.
Assim, com o preço do cacau nas alturas, o chocolate também fica caro, afetando a Páscoa, que, no Brasil, já é amarga no sentido financeiro. Com um aumento de 16,5% no preço dos chocolates em relação a 2024.
Além disso, muitas empresas já anunciaram uma redução na produção de ovos de Páscoa.
Desse modo, além do preço do cacau, a menor produção de ovos de Páscoa no Brasil, certamente, vai entregar uma celebração amarga.
Por isso, o Giz Brasil separou algumas dicas para te ajudar a economizar neste cenário.
4 dicas para economizar na Páscoa deste ano
1. Planejamento: o primeiro passo
Para economizar nesta Páscoa, o planejamento é bastante importante. E não estamos falando somente do planejamento financeiro. Quanto mais perto da data, maior a demanda e, consequentemente, maior o preço.
Para deixar a Páscoa menos amarga (no sentido financeiro, já que existem amantes de chocolates amargos), é importante se planejar com antecedência, comparando preços e procurando ofertas em lojas físicas e online.
Sobre o bolso, cada caso é um caso. Uma pessoa com dois filhos vai gastar muito mais que casal de namorados. Então, é importante definir um orçamento com base em quanto você quer, ou pode, investir na Páscoa.
2. Cuidado com o marketing: use a internet a seu favor
Com o planejamento financeiro definido, é a hora de pesquisar ovos de Páscoa, comparar preços e buscar promoções.
No entanto, um dos empecilhos para economizar na Páscoa é o marketing festivo, uma estratégia para aproveitar períodos de celebração para promover produtos.
Durante a Páscoa, as empresas usam o marketing festivo para estabelecer uma conexão emocional com a festividade, justificando o aumento dos preços.

Imagem: Agência Brasil/Reprodução
As estratégias para elevar o preço são as embalagens atrativas, a inclusão de brinquedos e o lançamento de produtos limitados.
Desse modo, é importante usar a internet como aliada para economizar na Páscoa, acessando sites que comparam preços para encontrar ofertas e promoções.
Além disso, cupons de desconto e programas de cashback, que podem reduzir o valor das compras, são essenciais para economizar no chocolate. Falando em chocolate, a próxima dica foca em como economizar no elemento principal da Páscoa.
3. Alternativas às grandes marcas: menor preço, mesmo tamanho
No final de fevereiro, grandes empresas como Nestlé e Hershey sofreram com quedas de ações devido à crise do cacau. A Mondelez, dona da Lacta, apresentou a maior queda.
Como solução, a maioria dessas marcas decidiu produzir ovos de Páscoa menores e lançar produtos premium, projetando faturamentos maiores em relação ao de 2024.
Obviamente, essa solução afetará o consumidor, que, geralmente, opta pelas grandes marcas devido à disponibilidade.
Contudo, uma opção para economizar durante a Páscoa é procurar outras marcas mais acessíveis e com a mesma qualidade.
4. Ovos artesanais e DIY: personalização garantida

Imagem: YouTube/Reprodução
Na última década, a produção de ovos artesanais por empreendedores locais cresceu consideravelmente. Esses produtos oferecem a mesma qualidade usando ingredientes e formas adequadas.
Além disso, muitos empreendedores oferecem ovos de Páscoa personalizados, ampliando o fator temática.
Por fim, a maior alternativa para economizar na Páscoa é adotar o método “DIY” (Faça Você Mesmo).
Você pode economizar criando seus próprios ovos de Páscoa, pois, mesmo em tempos de alta no preço do cacau, comprar chocolate em barra ou pó é mais barato que os ovos.
Além disso, você pode criar o que quiser, escolhendo o tipo de chocolate, ingredientes extras e muito mais.