_Robôs

O cachorro robótico Spot, da Boston Dynamics, está finalmente à venda

A Boston Dynamics começou a vender o seu cachorro robótico Spot, porém a empresa não detalhou o preço. Rumores apontam que custa mais que um carro de luxo.

Cachorro robótico Spot, da Boston Dynamics

Reprodução

Após uma estreia tímida há dois anos, a Boston Dynamics finalmente disponibilizou seu cachorro robótico Spot para comercialização. No entanto, não vá esperar que ele terá algum descontão na Black Friday. A empresa não está vendendo o robô para consumidores comuns — apenas negócios podem se cadastrar para comprá-lo.

Vale dizer que a Boston Dynamics está concentrada na pesquisa robótica, ao criar os robôs mais avançados e capazes, incluindo o humanoides ATLAS, que a companhia mostrou ser capaz de fazer alguns movimentos dignos de parkour juntamente com o anúncio da venda de unidades do Spot.

Em 2013, a Boston Dynamics foi comprada pela Alphabet (subsidiária dona do Google) e foi posteriormente vendida para a empresa de telecomunicações japonesa Softbank no meio de 2017.

Dado o alto custo de desenvolvimento e construção desses robôs, a notícia de que a companhia venderia alguns robôs para gerar receita surpreendeu bastante gente. O Spot pode não ser tão avançado quanto o ATLAS, mas, nos vídeos, parece muito mais refinado e polido, e oferece muitas funcionalidades genuinamente úteis que você não vê em outros robôs de quatro patas atualmente no mercado, incluindo o renascido Aibo, da Sony.

Usando câmeras e sensores de 360 graus, o Spot pode navegar autonomamente por vários níveis de terreno irregular, incluindo escadas, a uma velocidade máxima de cerca de 5 km/h e pode se auto-corrigir se perder o equilíbrio e cair.

Ele pode durar até 90 minutos com sua bateria recarregável, que pode ser trocada, mas isso certamente será reduzido se o robô suportar sua carga útil máxima de cerca de 14 kg (sensores adicionais, equipamento científico ou apenas carga). O Spot também possui uma classificação IP54 contra poeira e água. Essa classificação é boa, mas significa que não está completamente protegida de água e detritos. Em outras palavras, não jogue seu Spot na piscina.

Os compradores interessados podem acessar o site da Boston Dynamics e preencher um formulário de solicitação, onde podem argumentar sobre o porquê de serem elegíveis para receber um dos mil ou mais robôs Spot que a empresa afirma que pode construir todos os anos. Mas não fique muito triste se você não for aprovado. Embora a Boston Dynamics não tenha revelado o quanto cobrará, há rumores de que um desses custa tanto quanto um carro de luxo bem caro. Mas será que seu BMW chique pode pegar seus chinelos durante o frio? Obviamente que não.

Sair da versão mobile