O Google está tentando melhorar seu sistema de busca com o Caffeine, uma arquitetura experimental de busca online, e conta com o feedback dos usuários para isso. Se isso não for medo do Bing, não sei o que é.

Nesta segunda, o Google anunciou a nova arquitetura de buscas, o Caffeine, para melhorar os resultados e a velocidade das pesquisas. Eles ainda não implementaram essa nova arquitetura no site: para usá-la, você tem que entrar neste site: http://www2.sandbox.google.com/webhp?hl=pt&gl=br (em português) e fazer suas pesquisas lá. Para deixar seu feedback, clique em "Não está satisfeito? Ajude-nos a melhorar", no fim da página.

Quais as diferenças que foram notadas entre os dois sites? O Lifehacker enumerou as diferenças, apesar de que, a princípio, são pouco visíveis — já que os resultados do Google Caffeine e do Google normal são bem parecidos. Mas o Caffeine traz resultados um pouco melhores: ele destaca resultados relacionados a eventos recentes, e os resultados trazidos são ligeiramente mais relevantes. E, para a Info, a pesquisa ficou mais rápida.

O Google divulgou o Caffeine alguns dias após o anúncio de que o Yahoo usaria exclusivamente o Bing, da Microsoft, para buscas. E o Bing vem crescendo desde seu lançamento em junho. Nada mais natural que o Google reaja — aliás, é bom ver que a competição está crescendo e que o Google seguirá inovando com buscas online. Mas lembre que o Caffeine ainda está começando: agora mesmo, ele está em manutenção.

Teste o Caffeine e conte sua experiência nos comentários. [Google via Info]