_Tecnologia

Caiu café no teclado: limpar em casa ou levar no conserto?

Acidentes acontecem, mas não há motivo para pânico. Veja como salvar o seu equipamento do derramento de café e outros líquidos

Caiu café no teclado: limpar em casa ou levar no conserto?

Seja no escritório ou no home office, é difícil resistir à tentação de tomar uma boa xícara de café. Porém, esse simples ato também vem acompanhado do risco de, acidentalmente, a xícara virar e derramar o líquido sobre um teclado ou mesmo um notebook.

Por mais que pareça o fim do mundo, este tipo de acidente é bastante comum. A boa notícia é que existe uma boa chance de salvar o equipamento.

Para isso, basta seguir as dicas abaixo:

Desligue tudo

O primeiro passo é desligar imediatamente o notebook, tirar da tomada e remover a bateria. No caso do desktop, puxe o cabo USB do teclado ou retire as pilhas caso ele seja sem fio. Esse procedimento evita que ocorra um curto-circuito, queimando o dispositivo ou mesmo dar um choque no usuário.

Remova o excesso do café

Em seguida, vire o teclado ou o notebook de cabeça para baixo para que a maior parte do líquido saia do equipamento por meio da gravidade. Experimente fazer movimentos suaves de um lado para o outro até que não saia mais nenhuma gota. Você também pode usar um pano macio que não solte fiapos, toalhas de papel ou cotonetes para ajudar a sugar o excesso do líquido.

Seque o equipamento

Após ter certeza de ter removido todo o excesso do líquido, use um secador de cabelo na posição fria – fazendo movimentos circulares – para ajudar a secar o dispositivo por pelo menos 20 centímetros acima do teclado.

Deixe o dispositivo desligado por 24 horas

Ainda com o notebook ou teclado invertido e totalmente desligado, deixe ele secar por pelo menos 24 horas dentro de um saco de arroz. Os grãos de arroz têm o poder de absorver qualquer umidade que ainda reste no equipamento. Importante: não coloque o equipamento sob luz solar direta, pois pode danificá-lo.

Se possível, desmonte o equipamento

Caso tenha conhecimentos de informática, desmonte o notebook e o teclado para fazer uma  limpeza minuciosa, retirando qualquer vestígio de açúcar ou outros elementos da bebida, pois eles podem vir a reduzir a vida útil do aparelho. Porém, se não é possível fazer a desmontagem de uma forma fácil do notebook ou o teclado, a recomendação é levar o equipamento para limpeza por um técnico em informática.

 

Sair da versão mobile