_Tecnologia

“Caiu pra você?” Facebook, Instagram e WhatsApp têm instabilidade nesta segunda

É a deixa que você precisava para focar no trabalho acumulado.

Ícones de Facebook, Instagram, WhatsApp e outras redes sociais na tela de um celular

Quem tentou esticar um pouco o almoço desta segunda-feira (4) dando uma bisbilhotada nas redes sociais acabou encontrando uma tela de erro.

Os aplicativos controlados por Mark Zuckerberg ficaram fora do ar no início da tarde de hoje em diversos países. Facebook, Instagram e WhatsApp pararam de funcionar tanto no mobile quanto na versão web. É a deixa que você precisava para focar no trabalho acumulado.

Ao que parece, é mesmo uma falha global — como notado pela NetBlocks, organização que monitora cibersegurança na internet, em sua conta no Twitter. Segundo a Folha de S.Paulo, usuários de países como Portugal, Reino Unido, Índia e Estados Unidos também acusaram a instabilidade.

Quem tenta visitar o Facebook dá de cara com uma página de erro ou uma mensagem que informa que o navegador não conseguiu se conectar. Já o WhatsApp e Instagram não mostram novos conteúdos — como as mensagens que você recebeu ou tentou enviar durante a queda.

Ainda não se sabe ao certo o motivo da interrupção dos serviços, que foi comentada por usuários nas redes sociais — as que estão funcionando, claro, como o Twitter. O termo “WhatsApp” ficou em primeiro nos Trending Topics da rede social do passarinho azul.

Às 13h17, o WhatsApp informou em sua conta do Twitter que está ciente do problema — e trabalha para resolvê-lo. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível”, pontuou a empresa no comunicado.

Já o Instagram usou sua conta no Twitter para dizer que a rede social “e seus amigos [uma referências às outras duas controladas por Zuckerberg] estão passando por um momento difícil. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, termina a nota, publicada às 13h25.

Quem é usuário assíduo de redes sociais sabe que, vez ou outra, plataformas acabam caindo. Uma queda simultânea de três dos principais aplicativos do gênero no mundo, no entanto, é algo mais raro. O jeito é aguardar as cenas dos próximos capítulos — e encontrar outras formas de matar o tempo enquanto isso. Já baixou de novo o Telegram?

Sair da versão mobile