_Eletrônicos

Agora até caixas de som bluetooth estão explodindo

Mulher alega que sua caixa de som, supostamente da JBL, explodiu após produzir fumaça

Na edição desta semana de Baterias São Perigosas, vamos ao grande estado de Nova Jérsei, onde uma caixa de som de bluetooth recentemente começou a queimar sobre a cama de uma garota e então explodiu. Ainda bem que ninguém se machucou e a casa não pegou fogo. O incidente ainda assim serve como uma história de alerta para todos nós.

• Bluetooth 5 que tem o dobro de velocidade e mais alcance já está pronto para ser usado
• A fábrica que produzia as baterias do Galaxy Note 7 pegou fogo

Por enquanto, esse tipo de história parece assustadoramente familiar. A NBC New York noticia:

A mulher disse que sua filha estava em seu quarto, ouvindo música com a caixa de som sobre sua cama, não plugada, e casualmente entrou no quarto de sua mãe para dizer que estava saindo fumaça do aparelho. …

Ela disse que não sabia o que fazer; sua filha pegou uma luva de forno e uma sacola de papel. Elas jogaram o dispositivo dentro da sacola e levaram-no para fora, nas escadarias do apartamento, onde a mãe diz que o dispositivo “explodiu” e entrou em chamas.

Dica rápida: colocar qualquer coisa que está produzindo fumaça dentro de uma sacola de papel não é uma grande ideia. O papel é altamente inflamável. Mas também ninguém deveria se preocupar com o perigo de explosão de seus aparelhos. O risco de dispositivos com baterias íons-lítio não vai passar por um bom tempo, entretanto.

Não está claro qual modelo de caixa de som estava envolvido no incidente de Nova Jérsei. A mãe, Nicole Tatem, tweetou para a JBL, assim como para a Best Buy e a Target, pedindo às lojas para tirar os produtos da JBL de suas prateleiras. Após uma inspeção mais detalhada, o fator de forma da caixa de som danificada sugere que possa ser a JBL Pulse, que tem luzes LED que respondem à música tocada.

Vendo ainda mais detalhadamente, você pode claramente ver “NFC” escrito em grandes letras brancas na parte de baixo do dispositivo. Se a caixa de som de fato é uma JBL Pulse, é ali que a placa de NFC ficaria. Entretanto, algumas imagens de Pulses autênticas mostram o logotipo NFC como algo pequeno e escuro no dispositivo. Isso levanta a possibilidade de que a família de Nova Jérsei podia ter uma JBL Pulse falsificada. Uma rápida pesquisa no Google mostra que caixas de som falsificadas da JBL são bem comuns.

Entramos em contato com a JBL para saber mais detalhes deste incidente. A empresa disse que está “investigando o assunto” e afirmou estar “comprometida com a qualidade e o desempenho de nossos produtos e levamos muito a sério este incidente. Entramos em contato com essa consumidora para determinar se o produto é autêntico e para reunir mais detalhes”.

Enquanto isso, a Consumer Product Safety Commission (CPSC), órgão de certificação de segurança de produtos, contou ao Gizmodo que houve outros relatos de caixas de som bluetooth explodindo, embora a agência não pudesse confirmar de quais marcas eram.

[NBC New York]

Sair da versão mobile