O vírus de computador tem esse nome porque algumas das suas características lembram as do vírus tradicional, tipo aquele da gripe. Mas sendo digital, não é muito comum vermos proteções físicas contra eles. Só que agora, com cartões de crédito e passaportes realizando ações sem precisar tocar em outra coisa, soluções como esta calça certificada da Symantec (!?) poderão ficar mais populares. Ou não?

A calça, fruto de uma parceria entre a Symantec, famosa empresa responsável pelos antivírus da linha Norton, e a Betabrand, uma fábrica têxtil de São Francisco, tem dois bolsos especiais, um na frente e outro atrás. Eles contam com um tecido capaz de bloquear a frequência usada por etiquetas RFID, já usadas em alguns passaportes e cartões de crédito para interações contactless, ou seja, sem contato físico, impedindo o roubo das informações que contêm.

A ideia da calça (e outra, de um blazer com a mesma tecnologia) foram levadas ao “Think-Tank”, uma iniciativa que lembra o Kickstarter, mas para peças de roupa, da própria Betabrand. Como em todo projeto de crowdfunding, os apoiadores iniciais ganharam um desconto – e com o valor da calça em US$ 150, um bem-vindo desconto.

A calça em si tem um visual tradicional e parece muito bonita. Ela é composta por 88% de algodão, 10% de poliéster e 2% de “spandex”, seja lá o que for isso. Os bolsos protegidos pela tecnologia da Symantec evitam que pessoas mal-intencionadas consigam, com dispositivos especiais, escanear esses documentos digitais que contêm etiquetas RFID. Eles são identificados por uma costura em amarelo — não por acaso, a cor tradicional da Symantec.

RUN FORREST RUN

Se é uma demanda válida? Difícil dizer. Mas a calça existe e faltando ainda 19 dias para encerrar sua campanha, já ultrapassou a meta de financiamento em 44%.

Resta a dúvida se esse antivírus da vida real te deixará mais lento, e se os homens norte-americano que carregam Trojan, uma popular marca de preservativos, no bolso ficarão em quarentena. Ahhh, quantas piadas essa situação gera! [Betabrand via The Verge]