_Ciência

Nova calculadora gráfica TI-84 Plus CE: mais fina, mais leve e com bateria que dura por meses

A célebre calculadora gráfica TI-84 Plus está prestes a obter mais uma atualização: aí vem a TI-84 Plus CE, 30% mais leve e mais fina que o modelo anterior.

A célebre calculadora gráfica TI-84 Plus está prestes a obter mais uma atualização, e o pessoal da Cemetech tem algumas informações exclusivas sobre o mais novo modelo: aí vem a TI-84 Plus CE.

Esta é uma evolução da TI-84 Plus C Silver Edition lançada em 2012. Tal como a sua antecessora, a nova calculadora tem uma tela LCD colorida de 2,8″ e resolução 320 x 240.

Ela mantém a mesma interface do sistema TI-OS baseado em apps, e ainda permite usar programas em linguagem TI-BASIC, mas a Texas Instrumentes se esforçou para tornar o hardware mais atraente para uma nova geração de estudantes.

De acordo com uma entrevista com Peter Balyta, presidente da TI Education, a nova TI-84 é 30% mais leve e 30% mais fina que o modelo anterior. A melhoria mais notável, no entanto, está na duração da bateria. Da Cemetech:

Em particular, Dr. Balyta salientou a duração mais longa de bateria na TI-84 Plus CE. Os alunos nem sempre se lembram de carregar a bateria, por isso, com uso típico, eles podem utilizar a TI-84 Plus CE por até um mês inteiro com uma única carga; isso não é mais medido em horas ou dias.

A empresa também levou em conta observações de professores e alunos que voltavam das férias de verão ou longas pausas e encontravam suas calculadoras com bateria zerada. Por isso, a TI-84 Plus CE também introduz um novo modo “deep sleep” que vai economizar a bateria ao longo de meses de inatividade.

Essa duração de bateria é alta para calculadoras gráficas coloridas: a HP Prime, por exemplo, oferece até 15 horas de uso em uma só carga; enquanto a Casio PRIZM fx-CG10 dura até 140 horas. (Claro, calculadoras com tela preto-e-branco – a TI-83 Plus e a HP-48, por exemplo – duram ainda mais.)

Neste caso, a duração da bateria é algo essencial. Sim, muito do que você faz em uma calculadora gráfica pode ser feito no smartphone, mas a TI-84 sempre estará pronta quando você precisar dela.

A TI-84 Plus CE ainda oferece seis vezes mais memória que o modelo anterior – ou seja, minúsculos 154 KB de RAM – mais 3,5 MB para armazenar seus apps. A TI não menciona o processador, mas Peter Balyta diz que a nova calculadora “mostra uma boa melhora em velocidade”. Ela será lançada no segundo trimestre em sete cores diferentes, ainda sem preço definido. [Texas Instuments via Cemetech]

Sair da versão mobile