Calico: o ambicioso projeto do Google para acabar com as doenças e o envelhecimento

O Google anunciou seu mais recente plano da sua grande lista de planos grandiosos. Este não é sobre carros autômatos ou Internet no céu; em vez disso é uma nova empresa, chamada Calico, que tentará colocar um fim no envelhecimento e nas doenças. Não se sabe muita coisa sobre como a Calico operará nessa nova […]

O Google anunciou seu mais recente plano da sua grande lista de planos grandiosos. Este não é sobre carros autômatos ou Internet no céu; em vez disso é uma nova empresa, chamada Calico, que tentará colocar um fim no envelhecimento e nas doenças.

Não se sabe muita coisa sobre como a Calico operará nessa nova área, mas o plano é fazer apostas de longo prazo que empresas de saúde convencionais geralmente demoram a implementar. A Calico será gerida por Arthur D. Levinson, Chairman e ex-CEO da GEnentech e Chairman da Apple — ele não deixará seu emprego.

Larry Page resumiu o projeto dessa maneira em um memorando:

“Doenças e envelhecimento afetam todas as nossas famílias. Com algumas ideias grandiosas e de longo prazo relacionadas à saúde e biotecnologia, acredito que podemos melhorar milhões de vidas. É impossível imaginar alguém melhor que Art — um dos melhores cientistas, empreendedores e CEOs da nossa geração — para liderar essa empreitada.”

Este projeto tem menos a ver com a área técnica do Google do que a maioria dos outros projetos futuristas da empresa. Mas o Google tem muita grana, o que pode ser a sua maior contribuição. Aparentemente a Calico operará, na maior parte do tempo, por conta própria, e dinheiro de sobra para um projeto ambicioso e independente parece ser uma boa receita para o sucesso.

Naturalmente, levará algum tempo até vermos os primeiros frutos dessa iniciativa. Talvez uma ou duas décadas até vermos algum resultado. De preferência, antes que seja tarde demais para nós.

Sair da versão mobile