Ontem, uma das lojas da Apple em Beijing derrubou o limite de compra de iPhone 4 por usuário, que era de apenas dois. O resultado: caos, confusão e portas fechadas temporariamente. Sim, a China tem cambistas de gadgets, e eles queriam muitos iPhones.

A bagunça começou logo que as portas foram abertas às 7 da manhã, de acordo com o MIC Gadget. Usuários que ficaram na fila por três horas para comprar o smartphone foram proibidos de entrar, enquanto assistiam os cambistas profissionais carregando 20 ou 30 caixas do aparelho. Esses mesmos cambistas então começaram a tirar seus iPhones 4 da bolsa para vender na multidão, com uma sutil taxa de U$70 a mais.

E só ficou pior: uma briga entre usuários e cambistas estourou, o que fez a polícia acabar com a triste farra, expulsando os dois lados da disputa da loja, incluindo os funcionários. Caos!

Não ficou clara a razão de a loja ter aumentado o limite de vendas, enquanto as outras lojas chinesas não fizeram isso. Mas se você está pensando porque esse pessoal não fez um pedido online, há uma boa explicação para isso:

Como os chineses não querem assinar um contrato de 2 anos quando compram um iPhone 4 (eles já têm seus próprios planos), a loja oficial da Apple é o único lugar para comprar um aparelho desbloqueado. No momento, há apenas 4 Apple Stores na China, duas em Beijing e duas em Shanghai. Moradores de outras cidades precisam viajar até essas duas cidades para comprar um iPhone 4 sem contrato… Se você está se perguntando porque eles não compraram pela Apple Store, bem, não há venda de celulares no site da Apple Store chinesa. Eles podem comprar na Apple Store online de Hong Kong, mas eles querem a garantia chinesa, não de Hong Kong. 

Para solucionar o problema, a Apple anunciou que toda a venda de iPhone 4 na China requer a apresentação de um documento, com limite de um aparelho por usuário. E o aparelho será ativado na hora por um funcionário da Apple.

No resumo, que bagunça! Fiquemos com o belo momento em que as lojas abriram na China em 2008, para esquecer esse traumático dia:

Cambistas: tornando nossas vidas piores desde o surgimento da humanidade.

[MacSir via MIC Gadget]