Você talvez imaginasse que a primeira câmera de vídeo portátil do mundo tivesse algum formato desajeitado e grande. Mas, na verdade, ele tinha a forma razoavelmente elegante de um fuzil.

Inventado pelo cientista Étienne-Jules Marey, o “fuzil fotográfico” foi revelado pela primeira vez em 1882. Ele foi feito para capturar vídeo de aves em voo, e conseguia gravar 12 imagens por segundo, cada uma com exposição de 1/720 de segundo.

O comprimento do cano foi ajustado para alterar o foco, antes de ser literalmente mirado para animais a fim de disparar 12 imagens.

12-fps-camera-04As imagens eram registradas em um disco (embutido na arma) que continha 12 quadros, ou em um cilindro externo com placas sensíveis. No vídeo ao lado, o senhor grava a imagem no disco; ele também poderia acoplar o cilindro ao fuzil (como na imagem abaixo) e filmar mais um pouco.

Como este dispositivo era leve o suficiente para carregar na mão, Marey conseguia acompanhar o objeto filmado enquanto ele se movia. De certa forma, então, os cientistas acidentalmente inventaram o conceito de movimento panorâmico.

Saiba mais sobre o fuzil fotográfico nos links a seguir: [PreCinemaHistory.net via DIY Photography via PetaPixel]

photogun1