_Câmeras

A primeira câmera de vídeo portátil do mundo tinha a forma de um fuzil

Você talvez imaginasse que a primeira câmera de vídeo portátil do mundo tivesse algum formato desajeitado e grande. Mas, na verdade, ele tinha a forma razoavelmente elegante de um fuzil. Inventado pelo cientista Étienne-Jules Marey, o “fuzil fotográfico” foi revelado pela primeira vez em 1882. Ele foi feito para capturar vídeo de aves em voo, […]

Você talvez imaginasse que a primeira câmera de vídeo portátil do mundo tivesse algum formato desajeitado e grande. Mas, na verdade, ele tinha a forma razoavelmente elegante de um fuzil.

Inventado pelo cientista Étienne-Jules Marey, o “fuzil fotográfico” foi revelado pela primeira vez em 1882. Ele foi feito para capturar vídeo de aves em voo, e conseguia gravar 12 imagens por segundo, cada uma com exposição de 1/720 de segundo.

O comprimento do cano foi ajustado para alterar o foco, antes de ser literalmente mirado para animais a fim de disparar 12 imagens.

As imagens eram registradas em um disco (embutido na arma) que continha 12 quadros, ou em um cilindro externo com placas sensíveis. No vídeo ao lado, o senhor grava a imagem no disco; ele também poderia acoplar o cilindro ao fuzil (como na imagem abaixo) e filmar mais um pouco.

Como este dispositivo era leve o suficiente para carregar na mão, Marey conseguia acompanhar o objeto filmado enquanto ele se movia. De certa forma, então, os cientistas acidentalmente inventaram o conceito de movimento panorâmico.

Saiba mais sobre o fuzil fotográfico nos links a seguir: [PreCinemaHistory.net via DIY Photography via PetaPixel]

Sair da versão mobile