A Leica fez sua estreia com câmeras mirrorless há dois anos, com a Leica T. O equipamento tinha alguns problemas — o autofoco não era tão rápido e tinha algumas limitações no que diz respeito à transferência de arquivos —, porém agora a fabricante alemã quer se redimir com a nova Leica TL, o novo modelo da marca, cujo preço sugerido é US$ 3.200 (corpo e lente).

Leica Q: uma câmera de cair o queixo que vai muito além do design luxuoso
A nova câmera instantânea da Leica é cheia de recursos (e claro que é cara)

O equipamento suporta cartões de memória. No entanto, um dos diferenciais da Leica TL é que ela já vem com uma memória interna de 32 GB — assim, mesmo que você esqueça o cartão de memória, ainda dá para tirar algumas fotos em alta resolução.

O modelo vem com um sensor APS-C de 16,5 megapixels, com tamanho semelhante ao de sua antecessora, e o autofoco contínuo, ou tecnologia AF-C, que está muito mais rápido. O The Verge nota que apesar da alta qualidade, a marca ainda usa o sistema de autofoco por detecção de contraste (contrast detection), enquanto boa parte das câmeras modernas contam com autofoco por detecção de estágio (phase detection).

Outro recurso do novo modelo é que a câmera pode ser pareada com seu smartphone, facilitando a transmissão de arquivos entre os dispositivos. No modelo T, só era possível transferir arquivos entre um iPhone e uma câmera se ambos estivessem na mesma rede Wi-Fi. Agora, no modelo TL, ele mesmo cria uma rede Wi-Fi e permite que dispositivos Android e iOS acessem os dados.

Para quem não quiser usar o display touchscreen de 3,7 polegadas para fotografar, é possível ainda comprar um viewfinder eletrônico móvel, que permite fazer captações em ângulos inusitados.

viewfinder-leicatl

A Leica TL será disponibilizada nos Estados Unidos em três cores e já está em pré-venda — consumidores já podem comprar, mas só pegar o equipamento no fim do mês.

[The Verge e Leica]