Câmeras mirrorless são um intermédio entre câmeras digitais compactas e DSLRs. A NX10, primeira mirrorless da Samsung, era menor que uma DSLR, mas ainda parecia com uma. A NX100, não: toda cheia de superfícies planas e graciosas curvas, ela tem até controle manual na própria lente.

Quanto às especificações, a NX100 não é muito diferente da NX10, mais convencional por fora: ela tem o mesmo sensor APS-C de 14,6 megapixels (maior do que aqueles usados em muitas câmera mirrorless micro quatro-terços da concorrência), a mesma tela AMOLED de 3 polegadas, e também filma em HD a 720p. Mas não ficou completamente igual: agora ela tem um autofoco mais rápido e o ISO máximo é de 6400, enquanto na NX10 era 3200.

Mas a NX100 é diferente mesmo no design. Foi-se o corpo anguloso à la DSLR da NX10; em vez disso, a NX100 parece uma point-and-shoot que editaram no Photoshop para colocar num ensaio sensual de revista. E isso é algo bom. Ela é pequena e o tamanho impressiona, e ela é inegavelmente elegante, e nos lembra que quando se trata de design, câmeras mirrorless com lentes intercambiáveis tem a opção de serem um pouco não-convencionais.

O novo visual é complementado por uma função exclusiva chamada i-Function Lens, que é basicamente um conjunto de lentes com um botão onde seu polegar fica naturalmente quando segura a câmera, cuja função é mudar rapidamente entre configurações manuais. E quanto às lentes, a NX100 terá várias:

No lançamento, as lentes disponíveis incluirão uma lente compacta 20-50mm com zoom para imagens de alta qualidade e portabilidade. Uma lente pancake grande-ocular 20mm, pequena e leve, será disponibilizada logo depois. Duas lentes especializadas adicionais estarão disponíveis no primeiro semestre de 2011: uma lente macro 60mm e uma lente superzoom 18-200mm. Para expandir a linha ainda mais, outras três lentes serão apresentadas no segundo semestre de 2011, incluindo lentes 16mm, 85mm e 16-80mm. O sistema NX será melhorado ainda mais com mais acessórios, incluindo uma mira eletrônica, flash e rastreador GPS para obter a localização geográfica exata.

A NX100 estará disponível ainda este mês, possivelmente por US$599 e certamente em preto e marrom. Leia o release completo aqui: [Samsung]