_Câmeras

Nikon D810: avanços sutis para uma das melhores câmeras DSLR do mundo

A Nikon D800 é considerada por muitos como uma das melhores câmeras DSLR que existem. Lançada em 2012, ela chamou a atenção por seu sensor único de 36 megapixels. Desta vez, o foco está em pequenas melhorias, para dar poder de fogo adicional a uma câmera já potente. A nova Nikon D810 tem sensor e […]

A Nikon D800 é considerada por muitos como uma das melhores câmeras DSLR que existem. Lançada em 2012, ela chamou a atenção por seu sensor único de 36 megapixels. Desta vez, o foco está em pequenas melhorias, para dar poder de fogo adicional a uma câmera já potente.

A nova Nikon D810 tem sensor e processador novos. Ela ainda tem a mesma resolução de 36 megapixels, mas abandonou o filtro passa-baixa óptico, o que aumenta os detalhes capturados em cada foto.

O novo processador EXPEED 4 traz uma série de benefícios: a D810 é a primeira câmera a chegar em ISO 64, o que deve ajudar a reduzir ruído e aumentar o controle ao fotografar sob luz forte. A extremidade superior da faixa de ISO nativa agora é de 12.800. Quanto a fotos sequenciais, a D810 chega a 5 quadros por segundo em resolução máxima.

A gravação de vídeo também se beneficia do novo processador. A D800 fornecia um ótimo sinal de vídeo, mas sofria com aliasing e padrões moiré (quando linhas verticais perdem nitidez quando capturadas de longe). A Nikon afirma ter melhorado a qualidade de vídeo da D810, e tudo isso foi supostamente resolvido.

Agora você também pode gravar vídeo em 1080p/60p, operar controles manuais completos da câmera e ajustar o áudio durante a gravação. Outro recurso legal é vídeo Auto ISO, que ajusta suavemente o brilho da imagem para você manter a abertura constante, e assim ter maior controle sobre a profundidade de campo.

Também há um recurso de tela dividida no LCD, que permite verificar o foco em dois pontos distintos e ampliados no enquadramento. É algo de nicho, bastante útil para fotógrafos de arquitetura e paisagem.

Há uma série de outros novos recursos. A D810 tem autofoco por agrupamento de área com 51 pontos (15 de tipo cruzado); um display OLED para exibir informações no visor óptico; e uma opção para gravar arquivos RAW no tamanho “S” com menor resolução. Isso deve ser útil quando você quiser a versatilidade do RAW, mas não tiver espaço o suficiente.

Ele também tem um equilibrador de espelho, que reduz a vibração e o ruído ao tirar fotos. E há um controle de exposição para o intervalômetro – que conta intervalos de tempo – o que reduzirá mudanças repentinas no brilho durante gravações time-lapse.

Esteticamente, a câmera é basicamente a mesma. As mudanças são pequenas, como um botão “i” para acessar as configurações de uso comum (como o botão “Q” da Canon), bem como uma pegada mais robusta.

Se você é dono de uma D800, ainda não é hora de vender sua câmera. Por enquanto, as mudanças são na maioria incrementais. Mas a nova câmera dá ainda mais razões para investir em uma DSLR profissional: no mínimo, você descobrirá uma pequena melhora de imagem com alguns novos truques.

Claro, isso depende da sua carteira: a D810 custará US$ 3.300 quando chegar aos EUA em julho. A Nikon promete lançá-la no Brasil “em breve”, ainda sem revelar o preço. [Nikon USA]

Sair da versão mobile