Em vez de mostrar a casa dos donos, essas câmeras exibiam pessoas aleatórias

A Anker, que é dona da marca EufyCam, afirma ter conhecimento do problema e já liberou uma correção nesta segunda-feira (17).
Imagem: Wes Davis (Gizmodo)
Imagem: Wes Davis (Gizmodo)

Donos de câmeras EufyCam, marca da Anker com foco em casas inteligentes, estão enchendo os fóruns de internet com relatos de que, em vez de visualizarem vídeos de suas residências ou empresas, na verdade os dispositivos mostram imagens de câmeras aleatórias com pessoas estranhas. A companhia não abordou nenhum problema específico, mas reconheceu que existe um bug e já lançou uma correção.

No Reddit e em vários fóruns da comunidade Eufy, usuários dizem que os aparelhos estão se conectando a câmeras de desconhecidos, dando acesso total não apenas a uma transmissão ao vivo da propriedade pessoal de um estranho, mas também ao armazenamento em nuvem e aos controles administrativos daquele usuário.

O único comentário da empresa sobre o problema veio em uma postagem no fórum da EufyCam dizendo que a empresa foi atingida por um erro de software durante sua última atualização de servidor, por volta das 6h pelo horário de Brasília desta segunda-feira (17). Embora a empresa observe que o erro foi consertado rapidamente (às ​​7h30), o caso não foi divulgado até cerca de seis horas depois que postagens começaram a surgir na internet.

De acordo com o comunicado oficial da EufyCam, é recomendado que todos os usuários desconectem seus dispositivos e saiam do aplicativo de segurança Eufy no celular. Feito isso, eles podem fazer login novamente no app e reconectar o aparelho. Aparentemente, não é necessário trocar sua senha, nem resetar ou reconfigurar os dispositivos por completo — apesar de que, dada a gravidade da falha, eu recomendaria que você fizesse isso o quanto antes.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Até o momento, a maioria dos usuários que relataram esse problema de segurança parece estar na Austrália e na Nova Zelândia. Contudo, um cliente que mora nos Estados Unidos informou ao site AppleInsider que verificou o bug em seu sistema. Os produtos da EufyCam não são vendidos oficialmente no Brasil, mas é possível adquiri-los em sites de leilão ou através de importação. Logo, a falha também poderia afetar dispositivos por aqui.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas