Há alguns dias, vimos a demonstração mais legal de carros dirigindo sozinhos. Então que tal um caminhão que faz o mesmo? A montadora alemã Daimler demonstrou seu Mercedes-Benz Future Truck 2025 – é o ano em que ela espera lançá-lo no mercado.

O New York Times diz que ele é “capaz de responder ao trânsito enquanto dirige de forma completamente autônoma por uma estrada”, atingindo velocidades de até 84 km/h.



Para simular condições reais de trânsito, o caminhão foi cercado por outros carros de teste que diminuíam a velocidade à frente dele, para provar que o Future Truck é capaz de controlar sua velocidade. Em outro exemplo, ele se deslocou sozinho para a pista da direita e permitiu que um veículo de emergência o ultrapassasse à esquerda.

Ao contrário do protótipo do Google, o caminhão não planeja aposentar o volante, porque ele ainda é necessário para manobras de segurança, tais como “ultrapassar um veículo mais lento na faixa da esquerda”, diz o NYT. Por enquanto, existe apenas um protótipo, e a Daimler ainda não menciona preços – afinal, o Future Truck não deve chegar tão cedo ao mercado. [New York Times; vídeo via YouCar]